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dc.contributor.advisorKrüger, Leonardo Germano
dc.creatorVerzeletti, Luciana Rugeri Zanatta
dc.date.accessioned2019-08-27T14:33:51Z
dc.date.available2019-08-27T14:33:51Z
dc.date.issued2011-09-17
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/18038
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThis study aimed to analyze the limits and possibilities of democratic school management triggers to improve the quality of education in a Citizen School. The research was characterized as exploratory qualitative, in which a director and four teachers from a school of the school city of Constantina (RS) responded to semistructured interviews. These were transcribed and analyzed approaching the content analysis. The proposed Public School was considered a major breakthrough for improving the quality of education, because it is an innovative proposal and challenging for both managers, teachers, students and the general community, and brings the approach and the participation of the surroundings. Therefore, understanding of citizenship part of a right of every human being has, and he must be able and aware of their rights to exercise their citizenship conditional upon the power to participate in society on the insertion in social practices involving their school learning as democratic formation.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectEscola cidadãpor
dc.subjectSchool managementeng
dc.subjectDemocratic managementeng
dc.subjectCitizen schooleng
dc.titleGestão democrática e escola cidadãpor
dc.title.alternativeDemocratic management and school citizenseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Constantina, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoO presente trabalho objetivou analisar os limites e as possibilidades que a gestão democrática escolar desencadeia na melhoria da qualidade da educação em uma Escola Cidadã. A pesquisa caracterizou-se como exploratória qualitativa, em que um Diretor e quatro Professores de uma Escola da rede de ensino municipal de Constantina (RS) responderam a entrevista semi-estruturada. Estas foram transcritas e analisadas aproximando-se da análise de conteúdo. O paradigma de Escola Cidadã foi considerado um grande avanço para a melhoria na qualidade da educação, pois se trata de uma proposta inovadora e desafiadora tanto para gestores, professores, educandos e comunidade em geral, bem como traz a aproximação e a participação do entorno. Portanto, a compreensão da cidadania parte de um direito que todo ser humano possui. Para isso ele precisa estar apto e consciente de seus direitos para exercer sua cidadania, seu poder de participar da sociedade e da inserção em práticas sociais que envolvam seu aprendizado escolar como formação democrática.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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