dc.contributor.advisor | Krüger, Leonardo Germano | |
dc.creator | Verzeletti, Luciana Rugeri Zanatta | |
dc.date.accessioned | 2019-08-27T14:33:51Z | |
dc.date.available | 2019-08-27T14:33:51Z | |
dc.date.issued | 2011-09-17 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18038 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | This study aimed to analyze the limits and possibilities of democratic school
management triggers to improve the quality of education in a Citizen School. The
research was characterized as exploratory qualitative, in which a director and four
teachers from a school of the school city of Constantina (RS) responded to
semistructured interviews. These were transcribed and analyzed approaching the
content analysis. The proposed Public School was considered a major breakthrough
for improving the quality of education, because it is an innovative proposal and
challenging for both managers, teachers, students and the general community, and
brings the approach and the participation of the surroundings. Therefore,
understanding of citizenship part of a right of every human being has, and he must
be able and aware of their rights to exercise their citizenship conditional upon the
power to participate in society on the insertion in social practices involving their
school learning as democratic formation. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gestão escolar | por |
dc.subject | Gestão democrática | por |
dc.subject | Escola cidadã | por |
dc.subject | School management | eng |
dc.subject | Democratic management | eng |
dc.subject | Citizen school | eng |
dc.title | Gestão democrática e escola cidadã | por |
dc.title.alternative | Democratic management and school citizens | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Constantina, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho objetivou analisar os limites e as possibilidades que a gestão
democrática escolar desencadeia na melhoria da qualidade da educação em uma
Escola Cidadã. A pesquisa caracterizou-se como exploratória qualitativa, em que um
Diretor e quatro Professores de uma Escola da rede de ensino municipal de
Constantina (RS) responderam a entrevista semi-estruturada. Estas foram
transcritas e analisadas aproximando-se da análise de conteúdo. O paradigma de
Escola Cidadã foi considerado um grande avanço para a melhoria na qualidade da
educação, pois se trata de uma proposta inovadora e desafiadora tanto para
gestores, professores, educandos e comunidade em geral, bem como traz a
aproximação e a participação do entorno. Portanto, a compreensão da cidadania
parte de um direito que todo ser humano possui. Para isso ele precisa estar apto e
consciente de seus direitos para exercer sua cidadania, seu poder de participar da
sociedade e da inserção em práticas sociais que envolvam seu aprendizado escolar
como formação democrática. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |