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dc.creatorCostella, Silvério
dc.date.accessioned2019-08-28T15:02:24Z
dc.date.available2019-08-28T15:02:24Z
dc.date.issued2016-05-25
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/18057
dc.description.abstractResearch directs a phenomenological reflection centered on Levinas, as an hospitality illuminator to the human being suffering in the extreme situations of existence. It is possible to reframing the psychotherapeutic support in the extreme situations of suffering. In this sense, the ethical support was also named as a therapeutic modality. The past where psychoanalysis focused on the origin of suffering in order to interpret and give meaning to the present moment, in the ethical sense, it has no history, considering the instant itself a relationship, an achievement without this relationship refers to "a future or an any past." The ethical signification is given to the present moment, from the ethical therapeutic support without having to reframing the last instant to mean the next instant. This instant has a beginning, a middle and an end. Being has no beginning, “it is as if starts there”, because time is discontinuous, timeless, infinite. From this new ethical and therapeutic meaning, sense or no sense is no longer reduced to the good position of the subject, as it occurred in the ontology. Therapeutic ethics does not hold the reconstruction of the ego of the other. However, it searches for a meaning from the hospitality even thought in the strange subjectivity, completely different, psychotic, which can support the other better than one in the structured ego. This means that it is possible to emerge sense and ethic signification in the destruction of the subject. The sense is a gift that can be achieved to everybody regardless of success or failure in the real world.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectÉticapor
dc.subjectAlteridadepor
dc.subjectLévinaspor
dc.subjectTerapêuticapor
dc.subjectEthicseng
dc.subjectOthernesseng
dc.subjectLevinaseng
dc.subjectTherapeuticeng
dc.titleSentido e não-sentido: a hospitalidade em situações de sofrimento extremopor
dc.title.alternativeSensing and not sensing: the hospitality in the extreme suffrering situationseng
dc.typeTesepor
dc.description.resumoA pesquisa direciona uma reflexão fenomenológica em Levinas, como um iluminador da hospitalidade, diante do sofrimento nas situações extremas da existência humana. É possível repensar o acompanhamento psicoterapêutico nas situações extremas de sofrimento a partir da ética em Levinas. Neste sentido, o acolhimento ético, também foi nomeado como uma modalidade terapêutica. No passado onde a psicanálise focava a origem do sofrimento, para então interpretar e significar o instante presente, no sentido ético, pode ser sem história, ao considerar o instante por si mesmo uma relação, uma conquista, sem que esta relação se refira a “um futuro ou a um passado qualquer”. A significação ética é dada no instante presente, a partir do acolhimento terapêutico, sem ter que recorrer ou repensar o instante passado para significar o instante seguinte. Instante este que tem início, meio e fim. Os entes não tem um começo, é “como se começassem aí”, porque o tempo é descontínuo, imemorial, infinito. A partir desse novo significado ético e terapêutico, o sentido ou não sentido não mais se reduz na boa posição do sujeito, como ocorreu na ontologia. A ética terapêutica não se atém a reconstrução do ego ou da boa posição do outro, procura possibilitar significação a partir da hospitalidade mesmo numa subjetividade estranha, diferente, psicótica, que pode acolher melhor que o sujeito que não foi deposto. Pode emergir sentido e significação ética na deposição do sujeito. O sentido é dádiva de todos, independente do sucesso ou do fracasso, ou do lugar que ocupamos no mundo real.por
dc.contributor.advisor1Fabri, Marcelo
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9122803302644811por
dc.contributor.referee1Susin, Luiz Carlos
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4754775788020053por
dc.contributor.referee2Alves, Marcos Alexandre
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1846296125125082por
dc.contributor.referee3Costa, Paulo Sérgio de Jesus
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1800409039898593por
dc.contributor.referee4Grzibowski, Silvestre
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/6586514798766408por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5115718096692271por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentFilosofiapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Filosofiapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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