dc.contributor.advisor | Drabach, Neila Pedrotti | |
dc.creator | Vasconcelos, Danielle Lima de | |
dc.date.accessioned | 2019-08-29T11:39:31Z | |
dc.date.available | 2019-08-29T11:39:31Z | |
dc.date.issued | 2010-09-18 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18065 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | By observing two schools in Fortaleza, in Ceara state, a public and a private school, this
research aimed to learn the reality of inclusive education. The objective was to hear the
individuals that build the education process and analyze their point of views, in fact, the
school inclusion. For this, is necessary to remember some key concepts for the
understanding of the subject, as well as what our law says about the rights of people
with special needs. Subsequently, the social importance of the school is remembered
and the role of school management to ensure success of the inclusive process. The
difficulties faced every day at school, like structural changes such as ramps or the
bathroom adequacy, the training of teachers and evaluation methods of special needs
students are also discussed. With the help of ideas of great writers, teachers and
researchers, the main objective is to understand how the school inclusion happens and
how all the involved elements acts in this situation. Thus it will be easier to find the best
way to achieve quality education for all without distinction. Analyzed by reality it is
concluded that inclusion is happening, but it is a slow and gradual process that calls for
the involvement of family, school and society, and that needs, a incentive by the
government. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Inclusão escolar | por |
dc.subject | Gestão educacional | por |
dc.subject | Education | eng |
dc.subject | Inclusive school | eng |
dc.subject | Educational management | eng |
dc.title | Gestão escolar e inclusão: o desafio deste processo em escolas de Fortaleza - CE | por |
dc.title.alternative | Management school and inclusion: the challenge of this process in schools of Fortaleza – CE | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Fortaleza, CE, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Através da observação em duas escolas de Fortaleza, no Estado do Ceará, sendo uma
da rede pública e a outra da rede privada, esta pesquisa buscou conhecer na prática a
realidade da educação inclusiva. O objetivo foi o de ouvir os sujeitos que constroem o
ensino e conhecer sua visão sobre o que vem a ser, de fato, a inclusão. Para isso,
foram lembrados alguns conceitos essenciais para o bom entendimento do tema, como
também o que diz nossa legislação sobre o direito dos deficientes. Posteriormente, a
importância social da escola é lembrada, bem como o papel da gestão escolar para
garantir o sucesso do processo inclusivo. As dificuldades enfrentadas no cotidiano da
escola, desde mudanças estruturais, como rampas ou a adequação de banheiros, a
capacitação dos professores e os métodos de avaliação dos alunos deficientes também
são comentados. Com o auxílio das idéias de grandes escritores, professores e
pesquisadores da área, o objetivo é o de compreender como acontece a inclusão
escolar e como se portam todos os elementos envolvidos. Dessa forma, será mais fácil
encontrar a melhor maneira de alcançar uma educação de qualidade para todos, sem
distinção. Através da realidade analisada concluiu-se que a inclusão vem acontecendo,
mas é um trabalho lento e gradual que pede o comprometimento da família, da escola e
da sociedade e que precisa, sobretudo, de incentivo por parte do poder público. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |