Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDrabach, Neila Pedrotti
dc.creatorVasconcelos, Danielle Lima de
dc.date.accessioned2019-08-29T11:39:31Z
dc.date.available2019-08-29T11:39:31Z
dc.date.issued2010-09-18
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/18065
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2010.por
dc.description.abstractBy observing two schools in Fortaleza, in Ceara state, a public and a private school, this research aimed to learn the reality of inclusive education. The objective was to hear the individuals that build the education process and analyze their point of views, in fact, the school inclusion. For this, is necessary to remember some key concepts for the understanding of the subject, as well as what our law says about the rights of people with special needs. Subsequently, the social importance of the school is remembered and the role of school management to ensure success of the inclusive process. The difficulties faced every day at school, like structural changes such as ramps or the bathroom adequacy, the training of teachers and evaluation methods of special needs students are also discussed. With the help of ideas of great writers, teachers and researchers, the main objective is to understand how the school inclusion happens and how all the involved elements acts in this situation. Thus it will be easier to find the best way to achieve quality education for all without distinction. Analyzed by reality it is concluded that inclusion is happening, but it is a slow and gradual process that calls for the involvement of family, school and society, and that needs, a incentive by the government.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectInclusão escolarpor
dc.subjectGestão educacionalpor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectInclusive schooleng
dc.subjectEducational managementeng
dc.titleGestão escolar e inclusão: o desafio deste processo em escolas de Fortaleza - CEpor
dc.title.alternativeManagement school and inclusion: the challenge of this process in schools of Fortaleza – CEeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Fortaleza, CE, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoAtravés da observação em duas escolas de Fortaleza, no Estado do Ceará, sendo uma da rede pública e a outra da rede privada, esta pesquisa buscou conhecer na prática a realidade da educação inclusiva. O objetivo foi o de ouvir os sujeitos que constroem o ensino e conhecer sua visão sobre o que vem a ser, de fato, a inclusão. Para isso, foram lembrados alguns conceitos essenciais para o bom entendimento do tema, como também o que diz nossa legislação sobre o direito dos deficientes. Posteriormente, a importância social da escola é lembrada, bem como o papel da gestão escolar para garantir o sucesso do processo inclusivo. As dificuldades enfrentadas no cotidiano da escola, desde mudanças estruturais, como rampas ou a adequação de banheiros, a capacitação dos professores e os métodos de avaliação dos alunos deficientes também são comentados. Com o auxílio das idéias de grandes escritores, professores e pesquisadores da área, o objetivo é o de compreender como acontece a inclusão escolar e como se portam todos os elementos envolvidos. Dessa forma, será mais fácil encontrar a melhor maneira de alcançar uma educação de qualidade para todos, sem distinção. Através da realidade analisada concluiu-se que a inclusão vem acontecendo, mas é um trabalho lento e gradual que pede o comprometimento da família, da escola e da sociedade e que precisa, sobretudo, de incentivo por parte do poder público.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [951]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto