Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorHenz, Celso Ilgo
dc.creatorVale, Jocilaine Moreira Batista do
dc.date.accessioned2019-08-29T13:04:36Z
dc.date.available2019-08-29T13:04:36Z
dc.date.issued2010-12-17
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/18068
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2010.por
dc.description.abstractThe present bibliography research paper aims at reflecting and analyzing the information about the historical origins of Religious Education and its relationship based on the Curriculum Parameters in the public schools of basic education in Brazil on the context of Educational and School Management. The Religious Education arose historically as an element of religious indoctrination. In Brazil, however, the recent reforms in the national education system required a reforming of this conception. Since the moment it is configured as an area of knowledge, socialization and human values (moral and ethical), the Religious Education starts to build a pedagogic identity within the referential of curricular component on the formation and information of National Basic Education, in a way that it can be treated and worked not only as an ecclesiastical element in the school, but as a regular subject focused on the contents of a Religious Anthropology, being referenced by the various phases and approaches on different historical periods, highlighting the socio-political education context, experienced for more than 500 years of schooling on the Educational and School Management context.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEnsino religiosopor
dc.subjectParâmetros curricularespor
dc.subjectEscolarizaçãopor
dc.subjectHistoricidade e educação religiosapor
dc.subjectEducação básica nacionalpor
dc.subjectReligious education curriculumeng
dc.subjectSchoolingeng
dc.subjectHistoricity and religious educationeng
dc.subjectThe national basic educationeng
dc.titleGestão democrática: resgatando os valores humanos do ensino religioso nas escolas públicaspor
dc.title.alternativeDemocratic management: rescue human values of religious education in public schoolseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Fortaleza, CE, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoO presente trabalho de pesquisa bibliográfica tem como objetivo refletir e analisar as informações sobre o surgimento histórico do Ensino Religioso e sua relação com base nos Parâmetros Curriculares nas escolas públicas de ensino básico no Brasil no contexto da Gestão Escolar e Educacional. O Ensino Religioso surgiu historicamente como elemento de doutrinação. No Brasil, entretanto, encontra-se, de maneira especial as recentes reformas da educação nacional que exigiram uma reformulação desta concepção. A partir do momento que se configura como área de conhecimento, socialização e valores humanos (éticos e morais), o Ensino Religioso passa a construir uma identidade pedagógica dentro do referencial de componente curricular na formação e informação da Educação Básica Nacional, de forma que seja tratado e trabalhado no universo educacional, não apenas como um elemento eclesial na escola, estranho ao currículo, mas como disciplina regular centrado nos conteúdos de uma Antropologia Religiosa, sendo referenciado pelas diversas fases e abordagens, nos diversos períodos históricos, ressaltando o contexto sócio-político educacional vivenciado nos mais de 500 anos de escolarização, no contexto da Gestão Educacional e Escolar.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto