O desenvolvimento da aprendizagem de aluno com paralisia cerebral na APAE de Conselheiro Lafaiete - MG
Abstract
Este artigo apresenta uma abordagem sobre o desenvolvimento de aluno com
Paralisia Cerebral a partir do atendimento realizado em uma instituição APAE, da
cidade de Conselheiro Lafaiete-MG, que atende indivíduos com deficiências física,
auditiva, visual e mental. A abordagem metodológica foi efetivada através de
observações na sala de aula, depoimentos de professoras e da mãe do aluno, além
de conversas informais com os envolvidos no processo de atendimento. A partir daí
foi possível conhecer sua evolução, bem como as interações de um sujeito com
paralisia cerebral. Os resultados evidenciaram que a atuação dos professores, em
colaboração com os o terapeuta ocupacional e família, comprovaram a possibilidade
de desenvolvimento desses alunos. Os dados coletados indicaram ainda que o
atendimento direcionado para o aluno, com a participação sistemática de
profissionais comprometidos com a inclusão, resulta na organização e
desenvolvimento de um plano conjunto de trabalho, que certamente contribui para
melhorar o desempenho global do aluno.
Collections
The following license files are associated with this item: