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dc.contributor.advisorWeiller, Teresinha Heck
dc.creatorFrançois, Ana Paula Wilke
dc.date.accessioned2016-06-30T15:41:19Z
dc.date.available2016-06-30T15:41:19Z
dc.date.issued2011
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1814
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Residência Multiprofissional Integrada em Sistema Público de Saúde, RS, 2011.por
dc.description.abstractThis study proposes to perform the organization of a narrative about the formation process of the supportive matrix, this considered like human resource for the Health System, in a Multidisciplinary Residency Program. To this there was the collection of data (narrative fragments) in two different moments. The first is a documentary analysis of the productions of subjects generated from an intervention project aimed to systematize the experiences and meanings that the process of working residents in family health in the first group of PRMISPS / UFSM-RS, order to allow to the subjects an opportunity for reflection and records about their individual and collective experiences. The second stage is constituted by semi-structured interview that addresses issues concerning the operation of matrix support in this Family Health Residency Program. For the composition of the study used the proposed use of narrative as qualitative research methodology by Onocko and Furtado (2008), studies of Paul Ricoeur on Time and Narrative (1994), as well as assumptions Mapping Method (PASSOS, 2009). For writing the narrative, held its division into three themes, namely: Entanglement and Strangeness; Suffering and Learning and Emergence of subjects involved. Since for this study specifically addressed to the research material contained in the first issue: Entanglement and Strangeness. Believed to have been possible to address the issue of subjectivity in human resource training, seeking to transform the story potential in storytelling, giving voice to individuals responsible for the operationalization of the methodologies. Concluding, this article expected to have done justice to human temporality through the narrative of this "intense time".eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectApoio matricialpor
dc.subjectRecursos humanospor
dc.subjectNarrativapor
dc.titleNarrativas da experiência de formação do apoiador matricial em saúde da família em um programa de residência multiprofissional integradaIpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationResidência Multiprofissional Integrada em Sistema Público de Saúdepor
dc.description.resumoO presente estudo se propõe a realizar a tessitura de uma narrativa sobre a o processo de formação do apoiador matricial, este enquanto recurso humano para o Sistema Único de Saúde, em um Programa de Residência Multiprofissional. Para tal realizou-se a coleta dos dados (fragmentos narrativos) em dois distintos momentos. O primeiro trata-se de análise documental das produções dos residentes geradas a partir de um projeto de intervenção cujo objetivo foi sistematizar as experiências e acepções resultantes do processo de trabalho dos residentes em Saúde da Família da primeira turma do PRMISPS/UFSM-RS, de modo a possibilitar aos residentes um espaço de reflexão e registros sobre suas experiências individuais e coletivas. O segundo momento constitui-se por entrevista semi-estruturada que aborda questões relativas à operacionalização do apoio matricial em Saúde da Família neste Programa de Residência. Para a composição do estudo utilizou-se a proposta de uso da narrativa enquanto metodologia de pesquisa qualitativa apresentada por Onocko e Furtado (2008), os estudos de Paul Ricouer sobre Tempo e Narrativa (1994), bem como pressupostos do Método Cartográfico (PASSOS, 2009). Para a escrita da narrativa, realizou-se sua divisão em três temas, quais sejam: Emaranhamento e Estranhamento; Sofrimento e Aprendizado e Emergência dos Sujeitos Implicados. Sendo que para este estudo, especificamente, abordou-se o material de pesquisa contido no primeiro tema: Emaranhamento e Estranhamento. Por fim, conclui-se ter sido possível abordar a temática da subjetividade na formação de recursos humanos, na busca por transformar a história potencial em história narrada, dando voz aos sujeitos responsáveis pela operacionalização das metodologias. Espera-se ter feito justiça à temporalidade humana por meio da narrativa desse “tempo intenso”.por
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências da Saúdepor


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