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dc.contributor.advisorRamos, Nara Vieira
dc.creatorFajardo, Dirceia Cristiane Almeida
dc.date.accessioned2016-06-30T15:51:57Z
dc.date.available2016-06-30T15:51:57Z
dc.date.issued2011-12
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1815
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Sociedade, Violência e Juventude em Risco, RS, 2011.por
dc.description.abstractThe objective of this paper is to reflect the expectations of adolescents deprived of freedom from school and their attitudes and understanding of education. These are adolescents in conflict with the law admitted to the state capital of Rio Grande do Sul - the Educational Service Center Female Partner (CASEF). The methodology used was case study. The authors used as reference were: Faleiros (2007), Freire (1997), Frigotto (2004), Mészáros (2005), Ramos (2004), Triviños (2009). The abandonment of the family, the constant presence of physical, sexual or symbolic, the lack of stimulation, care, affection and lack of economic resources were the causes for dropping out of school. The lack of prospects, opportunities and public policies to assist in the development of these adolescents were ineffective and the end result was the admission to the Foundation for Socio-Educational Assistance (FASE).eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAdolescentes em conflito com a leipor
dc.subjectCASEF (Centro de Atendimento Sócio Educativo Feminino)por
dc.subjectMedida socioeducativapor
dc.subjectEnsino escolarpor
dc.subjectInclusão socialpor
dc.titleA escolarização para adolescentes em conflito com a lei: um olhar sobre suas expectativas e seu entendimento sobre a educaçãopor
dc.title.alternativeThe schooling for teens in conflict with the law: a look at your expectations, and your understanding on educationeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationSociedade, Violência e Juventude em Riscopor
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho é refletir as expectativas das adolescentes privadas de liberdade em relação à escola e seus posicionamentos e entendimento sobre a educação. Trata-se de adolescentes em conflito com a lei internadas na Capital do Estado do Rio Grande do Sul - no Centro de Atendimento Sócio Educativo Feminino (CASEF). A metodologia utilizada foi o estudo de caso. Os autores utilizados como referencia foram: Faleiros (2007), Freire (1997), Frigotto (2004), Mészáros (2005), Ramos (2004), Triviños (2009). O abandono da família, a presença constante da violência física, sexual ou simbólica, a falta de estimulo, de cuidado, de afeto e a carência de recursos econômicos foram às causas para o abandono da escola. A falta de perspectivas, de oportunidades e de políticas públicas para auxiliar no desenvolvimento dessas adolescentes foram ineficazes e o resultado final foi à internação na Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (FASE).por
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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