O quociente de inteligência coletiva da empresa CVI refrigerantes LTDA
Resumo
O presente trabalho busca narrar a trajetória do ser individual para o coletivo,
destacando as características desse último enquanto organização e a sua
inteligência como fator essencial para a sobrevivência e permanência na sociedade.
Ressalta-se a importância do aprendizado contínuo, do relacionamento e do esforço
em conjunto.
Também propõe a medição do Quociente de Inteligência Coletiva (QIC) a
partir de dez indicadores que devem estar presentes nas relações de trabalho.
A seguir é apresentada a evolução da empresa CVI Refrigerantes Ltda. na
área de Recursos Humanos, desde a sua criação.
A partir de uma pesquisa realizada com os integrantes desse ser coletivo,
busca-se saber qual o nível de cada indicador presente no relacionamento coletivo e
consequentemente o nível do QIC.
O trabalho está dividido em 4 itens, os quais são, respectivamente:
Introdução; A Inteligência Coletiva nas Organizações, expondo o tema do Individual
ao Coletivo: O desafio permanente das organizações, e os Indicadores da
Inteligência Coletiva (sintonia de propósito, simpatia, comprometimento,
aprendizagem coletiva, assertividade, simetria, criatividade, júbilo, parceria e
informalidade); A Inteligência Coletiva, apresentando o caso da CVI Refrigerantes
Ltda, a metodologia utilizada na pesquisa realizada, as questões relativas à
identificação do nível de QIC e os resultados obtidos. O último item expõe a
conclusão do trabalho realizado através das considerações da autora.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: