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dc.contributor.advisorCosta, Joacir Marques da
dc.creatorSchunemann, Rogério
dc.date.accessioned2019-09-11T12:53:46Z
dc.date.available2019-09-11T12:53:46Z
dc.date.issued2018-12-01
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/18188
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018.por
dc.description.abstractDistance Education (DE) offers possibilities for new educational and social practices due to its characteristics and its way of organizing the training processes and the teaching-learning dynamics. Thus, Federal Universities offer their distance courses through the UniversIDADE Aberta do Brasil (UAB) program in centers called Polos, which are structured to meet the needs and provide assistance to the courses offered. At the UAB / NH Polo, space must always be organized and consolidated by functional, agile and coherent practices and in compliance with the UAB System. In the management of higher education courses at the UAB level, some specific features should be carefully considered for their full performance, including the challenge of perceiving the actions promoted for effective education. Considering the consonance in the collaborative processes that are present among the subjects involved, this work instigates the possibility that the mechanisms of interconnectivity between physical and personal spaces can provide greater communication and agility in the processes of teaching learning. The objective of this work was to describe the understanding of the processes of interconcentivity in the educational management practices implemented at the UAB / NH Polo based on the principles of knowledge management and the concepts of network and collaboration. In the analysis it was possible to understand that it takes much more than just taking care of the infrastructures and logistics of the in-class activities of each course, but also taking care of the well-being of the students, teachers and tutors who use the space. It was noticed that the production of knowledge at the UAB / NH Polo is being possible and facilitated as a result of the devices created so that the different groups that circulate in the pole can connect and form combined structures of communication in favor of the knowledge and learning of all involved.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectInterconectividadepor
dc.subjectPolo UABpor
dc.subjectGestão educacionalpor
dc.subjectInterconnectivityeng
dc.subjectEducational managementeng
dc.titleA interconectividade para o desenvolvimento de atividades nos cursos de graduação e pós-graduação no polo da Universidade Aberta em Novo Hamburgo/RSpor
dc.title.alternativeThe interconnectivity for the development of activities in graduation and post-graduation courses in the Universidade Aberta in Novo Hamburgo/RSeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Novo Hamburgo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoO Ensino a Distância (EaD) oferece possibilidades de novas práticas educativas e sociais devido as suas características e sua forma de organizar os processos formativos e a dinâmica de ensino-aprendizagem. Assim as Universidades Federais oferecem seus cursos à distância pelo programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) em centros denominados de Polos, os quais são estruturados para atender as necessidades e dar assistência aos cursos ofertados. No Polo UAB/NH o espaço precisa sempre estar organizado e consolidado por práticas funcionais, ágeis e coerentes e em conformidade ao Sistema UAB. Na gestão dos cursos EaD em nível superior de um Polo UAB, algumas especificidades devem ser analisadas com atenção para seu total desempenho, entre elas o desafio na percepção das ações promovidas em prol de uma educação efetiva. Considerando a consonância nos processos colaborativos que se fazem presentes entre os sujeitos envolvidos esse trabalho instiga a possibilidade de os mecanismos de interconectividade entre espaços físicos e pessoais poderem propiciar uma maior comunicação e agilidade nos processos de ensino aprendizagem. O objetivo desse trabalho foi descrever a compreender os processos de interconenctividade nas práticas de gestão educacionais implantadas no Polo UAB/NH baseadas nos princípios da gestão do conhecimento e nos conceitos de rede e de colaboração. Nas analises foi possível entender que é preciso muito mais que cuidar apenas da infraestrutura e logística das atividades presenciais de cada curso, mas também cuidar do bem-estar dos alunos, professores e tutores que utilizam o espaço. Percebeu- se que a produção de conhecimento no Polo UAB/NH está sendo possível e facilitada como resultado dos dispositivos criados para que os diferentes grupos que circulam no polo possam se conectar e formar estruturas combinadas de comunicação a favor do conhecimento e aprendizado de todos os envolvidos.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [951]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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