Mostrar registro simples

dc.creatorFortes, Maria Fermina Santana
dc.date.accessioned2019-09-11T19:32:53Z
dc.date.available2019-09-11T19:32:53Z
dc.date.issued2017-09-14
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/18197
dc.description.abstractThe present case study is a dissertation that has as a concentration area, Networked Educational Technologies for Innovation and Democratization of Education, and is part of the research line Management of Educational Technologies in Network within the scope of the Master in Educational Technologies in Network of the Federal University of Santa Maria (UFSM). The study aims to analyze the management of hybrid libraries and the use of networked technologies in the Federal University Rio Grande Central Library (FURG) and the Campus Bagé Library of the Federal University of Pampa (UNIPAMPA). The basic theory brings authors in the area of Library Science, Information Science and Administration to address: the issue of the librarian as manager of information and the influence of network technologies in hybrid university libraries, aiming to facilitate the access to information. The guiding problem of the present research seeks to identify: what are the limits and potentialities of library management in the use of networked technologies as a facilitating element of access to information for users of university libraries? It intends to contribute to critical reflections on the subject, and corroborates the need for a new information management proposal in the hybrid libraries researched, aiming at satisfactory user service. The approach adopted was hypothetical-deductive, and the procedures adopted were: bibliographic research, field research and documentary analysis. The technique adopted in the bibliographic research was: registration and abstracts. Field research was conducted through observation, interview and application of questionnaires to librarians, support staff and users of the FURG Central Library and the UNIPAMPA - Campus Bagé Library. In the documentary analysis, tables and graphics were used. The results obtained showed the need for the librarian to acquire new skills and to focus their activities on the user, aiming at access to information.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectBibliotecáriospor
dc.subjectBibliotecas universitárias híbridaspor
dc.subjectGestão de bibliotecas universitáriaspor
dc.subjectTecnologias em redepor
dc.subjectHybrid university librarieseng
dc.subjectManagement of university librarieseng
dc.subjectNetwork technologieseng
dc.titleGestão de bibliotecas universitárias híbridas e o uso de tecnologias em rede: um estudo de caso comparativo entre FURG e Unipampapor
dc.title.alternativeManagement of hybrid university libraries and the use of network technologies: a comparative case study between FURG and Unipampaeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO presente estudo de caso é a dissertação de mestrado que tem como área de concentração, Tecnologias Educacionais em Rede para a Inovação e Democratização da Educação, e está inserida na linha de pesquisa Gestão de Tecnologias Educacionais em Rede no âmbito do Mestrado em Tecnologias Educacionais em Rede da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O estudo tem por objetivo analisar a gestão de bibliotecas híbridas e o uso de tecnologias em rede na Biblioteca Central da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e na Biblioteca do Campus Bagé da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). A teoria de base tem autores da área de Biblioteconomia, Ciência da Informação e Administração para abordar: a questão do bibliotecário enquanto gestor da informação e a influência das tecnologias em rede nas bibliotecas universitárias híbridas, visando à facilitação do acesso à informação. O problema norteador da presente pesquisa busca identificar: quais são os limites e potencialidades da gestão bibliotecária na utilização das tecnologias em rede como elemento facilitador do acesso à informação aos usuários de bibliotecas universitárias? A mesma pretende contribuir para reflexões críticas sobre o assunto, e corrobora com a necessidade de uma nova proposta de gestão da informação nas bibliotecas híbridas pesquisadas, visando o atendimento satisfatório dos usuários. A abordagem adotada foi a hipotético-dedutiva, e os procedimentos adotados foram: pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo e análise documental. A técnica adotada na pesquisa bibliográfica foi: fichamentos e resumos. A pesquisa de Campo foi realizada através de observação, entrevista e aplicação de questionários aos bibliotecários, pessoal de apoio e usuários da Biblioteca Central da FURG e da Biblioteca da UNIPAMPA – Campus Bagé. Na análise documental foram utilizadas tabelas e gráficos. Os resultados obtidos evidenciaram a necessidade de o bibliotecário adquirir novas competências e focar mais suas atividades para o usuário, visando o acesso à informação.por
dc.contributor.advisor1Tybusch, Jerônimo Siqueira
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6477064173761427por
dc.contributor.referee1Barin, Cláudia Smaniotto
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0832298305352059por
dc.contributor.referee2Silva, Claudio Renato Moraes da
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4873155816649847por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4473072471461093por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Redepor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International