dc.contributor.advisor | Andrade, Andressa de | |
dc.creator | Favaretto, Taís Cristina | |
dc.date.accessioned | 2016-07-01T14:08:47Z | |
dc.date.available | 2016-07-01T14:08:47Z | |
dc.date.issued | 2011-07 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1824 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Superior Norte do Rio Grande do Sul, Curso de Especialização em Gestão de Organização Pública em Saúde, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | This article consists of a reflection about the integration of psychology in the context of public health in the country. Through the résumé-Psychology Public Health finds that regulation of the profession of psychologist in 1962, was in an era marked by the biomedical model, still very present and valued in the public space at the expense of other professions. There is, address the needs of contemporary society, it is essential to rethink the way that gives training in psychology, returning it to a more politicized, that fight for space to be heard in multidisciplinary teams and can contribute to your ability to deal with the collective and, with his eye on the singularity and subjectivity of individuals and their ways of existing. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Psicologia | por |
dc.subject | Saúde pública | por |
dc.title | Psicologia e saúde pública: aspectos históricos e inter-relações | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Tapejara, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão de Organização Pública em Saúde, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente artigo constitui-se em uma reflexão a cerca da inserção da Psicologia no contexto da Saúde Pública no país. Através do apanhado histórico Psicologia-Saúde Pública verifica-se que a regulamentação da profissão de psicólogo, em 1962, deu-se em uma época marcada pelo modelo biomédico, ainda muito presente e valorizado no espaço público em detrimento das demais profissões. Constata-se, frente às necessidades da sociedade contemporânea, que é imprescindível repensar a forma com que se dá a formação em psicologia, voltando-a para um olhar mais politizado, que lute pelo espaço de se ouvido em equipes multidisciplinares, podendo contribuir com sua capacidade de lidar com o coletivo, bem como, com seu olhar sobre a singularidade e a subjetividade dos indivíduos e de seus modos de existir. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação Superior Norte do Rio Grande do Sul | por |