dc.creator | Pereira, Sueli Menezes | |
dc.date.accessioned | 2019-09-19T14:00:03Z | |
dc.date.available | 2019-09-19T14:00:03Z | |
dc.date.issued | 2007 | |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Sueli Menezes et al. Políticas públicas na educação básica. 1. ed. Santa Maria, RS: UFSM, NTE, UAB, 2007. | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18288 | |
dc.description | Material Didático do NTE - Curso de Licenciatura Pedagogia | por |
dc.language | por | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | * |
dc.subject | Políticas públicas | por |
dc.subject | Educação básica | por |
dc.title | Políticas públicas na educação básica | por |
dc.type | Livro | por |
dc.description.resumo | A disciplina de Políticas Públicas na Educação Básica tem como objetivo evidenciar as etapas da organização da educação no país, tendo nos interesses políticos, econômicos e sociais a sua base de sustentação, o que se reflete na legislação educacional em cada momento. O estudo da legislação, portanto, ligado ao contexto histórico e, ligado a este, os interesses dominantes em cada época identifica a problemática da educação brasileira e suas contradições. Considerando a realidade atual, é possível verificar na legislação os espaços que ela oferece para que, com a consciência política necessária, possamos resgatar a função social da escola como um espaço público de direito da cidadania. Esta disciplina, que tem a duração de 60 horas, além das questões legais, exige leituras paralelas que nos subsidiem numa compreensão lúcida de que as políticas educacionais se integram ao contexto global, mostrando que a escola não é uma instituição isolada e nem neutra, pois ela está ligada aos interesses políticos, econômicos e sociais em termos mais amplos. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONAL | por |