dc.contributor.advisor | Ceretta, Paulo Sergio | |
dc.creator | Silva, Solange Aparecida da | |
dc.date.accessioned | 2019-09-19T15:06:23Z | |
dc.date.available | 2019-09-19T15:06:23Z | |
dc.date.issued | 2012-12-15 | |
dc.date.submitted | 2012 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18295 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal, EaD, RS, 2012. | por |
dc.description.abstract | The whole society is aware of the increased aggression in children's behavior very early,
but still do not know how to deal with these changes as negative. This study aimed to
identify the problems of aggressiveness of the students in the early grades of elementary
school Tunas-RS. Based on a field survey in which a questionnaire was administered to
teachers and one for students who were chosen at random. The teachers, as managers
responsible for the education of children, are concerned to find solutions and alleviate this situation or conflict. Moreover, the school receives these children, without being
well prepared to face such a situation. Addressing this issue, you can reflect on some
situations that can be causes of aggression and no consequences, as well as factors that
interfere. Among the teachers and staff 100% responded that aggressiveness is
increasing in school, 79% of students have family income below the poverty level, 79%
of students are not repeaters or child of divorced parents and 53% of students said they
had experienced any type of aggression in school. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Conflito | por |
dc.subject | Educandos | por |
dc.subject | Família | por |
dc.subject | Escola | por |
dc.subject | Conflict | eng |
dc.subject | Learners | eng |
dc.subject | Family | eng |
dc.subject | School | eng |
dc.title | Gestão escolar - desafio: conhecer as causas da agressividade de alunos na escola municipal de ensino fundamental São Roque no município de Tunas/RS | por |
dc.title.alternative | Management school - challenge: understanding the causes of aggression of students in school hall of elementary school in the municipality of São Roque Tunas/RS | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Jacuizinho, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Pública Municipal, EaD | por |
dc.description.resumo | Toda a sociedade está consciente do aumento da agressividade no comportamento das
crianças desde muito cedo, mas ainda não se sabe como lidar com estas mudanças
consideradas negativas. Este estudo objetivou conhecer os problemas de agressividade
dos educandos em séries iniciais do Ensino Fundamental de Tunas-RS. Baseando-se
numa pesquisa de campo, na qual foi aplicado um questionário para professores e outro
para alunos que foram escolhidos de forma aleatória. Os professores, como gestores
responsáveis pela educação das crianças, têm a preocupação de buscar soluções e ou
amenizar esta situação conflitante. Por outro lado, a escola recebe essas crianças, sem
estar bem preparada para enfrentar tal situação. Abordando esta temática, é possível
refletir sobre algumas situações que podem ser causas da agressividade e não
consequências, bem como fatores que interferem. Entre os professores e funcionários
100% responderam que a agressividade está aumentando na escola, 79% dos alunos tem
renda familiar de até um salário mínimo, 79% dos alunos não são repetentes nem filho
de pais separados e 53% dos alunos responderam que já sofreram algum tipo de
agressão na escola | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |