dc.creator | Brancher, Vantoir Roberto | |
dc.date.accessioned | 2019-09-19T17:23:30Z | |
dc.date.available | 2019-09-19T17:23:30Z | |
dc.date.issued | 2010 | |
dc.identifier.citation | BRANCHER, Vantoir Roberto et al. Sociologia da educação II. 1. ed. Santa Maria, RS: UFSM, NTE, UAB, 2010. | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18305 | |
dc.description | Material Didático do NTE - Curso de Licenciatura Pedagogia | por |
dc.language | por | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | * |
dc.subject | Sociologia | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.title | Sociologia da educação II | por |
dc.type | Livro | por |
dc.description.resumo | A disciplina de Sociologia II, a partir dos fundamentos sociológicos, pretende contribuir com um olhar ao fazer social contemporâneo. Para tal, na Unidade A: Sociologia: Uma Introdução, problematizamos a importância dessa disciplina tentando (re) memorar e contextualizar o educando com relação à importância dela. Assim no subtópico A1: Cultura: Algumas Reflexões, discutimos o conceito de cultura e a importância desse na construção do indivíduo. Continuando estas reflexões, trazemos o A2: O Homem é um Ser Social? Existem Humanos sem Sociedade?. Na unidade Unidade B: A Sociologia do Cotidiano, iniciamos nossas interlocuções com autores e teorias acerca do cotidiano. No tópico B1: O Cotidiano Não é Tédio Nem Tão Somente Repetição, firmamos a tese de Mesquita (1995), enfocando o cotidiano como lugar da mudança e não apenas como lócus da repetição sem sentido. Já na Unidade C: Questões Teóricas e Metodológicas nas Pesquisas sobre Família e Escola, observamos a Família nas suas múltiplas dimensões formadoras. Também em Unidade D: Mídia-Educação refletimos sobre a importância da mídia na formação de educandos e educadores contemporâneos. Já em Unidade E: A Violência como Objeto de Estudo Sociológico e Investigativo no Trabalho do Professor, pensamos a violência urbana e nossas possibilidades de intervenção. Por fim com Unidade F: A Sociologia Contemporânea: Um Olhar Acerca da Infância, culminamos nossa discussão tendo em vista pensarmos a Sociologia da infância com uma alternativa de reflexão ao educador contemporâneo. No tópico F1: A Origem do Conceito de Infância: Introduzindo, problematizamos a ideia de que a infância tal qual a conhecemos é uma construção e social, sendo assim, nem sempre ocorreu da mesma forma. No subtítulo F2: O Conceito de Infância nos Séculos XIX E XX e F3: O Conceito de Infância Contemporâneo, apresentamos a infância nos respectivos espaços temporais. Por fim F4: Por Uma Sociologia da Infância, trazemos uma distinta possibilidade de entendimento da infância hoje. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::SOCIOLOGIA DA EDUCACAO | por |