Educação especial: processos de inclusão
Visualizar/ Abrir
Data
2009Autor
Rampelotto, Elisane Maria
Rodrigues, Eliane de Oliveira
Albornoz, Estefania Brufão
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Como movimento social, a inclusão iniciou nos países desenvolvidos, na década de 80. No Brasil, começa na década de 90, com a propagação da declaração de salamanca, com a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e Lei no 9394, de 20 de dezembro de 1996. Seguindo o movimento de inclusão discutido na cidade de Salamanca é que a atual política da educação brasileira recomenda a educação inclusiva com a idéia de incluir a alteridade deficiente na escola regular, tornando-se assim uma prática frequente em nosso país. Todos nós certamente já tivemos experiências e relações com pessoas que são nomeadas deficientes. Cabe-nos, então, voltar nosso olhar não apenas para a nossa própria identidade, mas também para as identidades dos outros sujeitos e dos grupos em que convivemos. Nesse caso, interessa-nos o contexto escolar, em particular o contexto escolar inclusivo, devido ao fato de que cada pessoa traz para esse contexto uma bagagem cultural significativa, incluindo vivências e práticas, valores e características, que estabelecem relações, produzindo assim mudanças em cada indivíduo, favorecendo a consciência de si e reforçando a própria identidade. Na Unidade A, vamos refletir sobre as necessidades especiais e adaptações específicas, buscando analisar as competências e atribuições das instituições escolares inclusivas. Vamos identificar as categorias de adaptações curriculares de grande e pequeno porte. Na Unidade B, estudaremos a construção de um sistema educativo inclusivo. Vamos procurar identificar as atribuições dos gestores dentro do sistema educacional inclusivo mapeando e compreendendo as prováveis necessidades educacionais especiais. Estaremos
também verificando como se dá o processo de cooperação entre os educadores especiais e os professores da educação regular. Por fim, na Unidade C, veremos a atribuição dos educadores em relação ao planejamento e aos ajustes pedagógicos, ao plano individualizado de ensino e processo de avaliação. Assim, ao término da disciplina, você acadêmico/a, deverá ser capaz de ter conhecimentos básicos referentes à escola inclusiva e a sua organização. Esta disciplina vai se realizar em 30 horas.
Coleções
- Ebooks (Livros) [327]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: