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dc.creatorPetri, Verli da Silveira
dc.date.accessioned2019-09-19T17:42:01Z
dc.date.available2019-09-19T17:42:01Z
dc.date.issued2009
dc.identifier.citationPETRI, Verli da Silveira et al. Língua portuguesa e educação I. 1. ed. Santa Maria, RS: UFSM, NTE, UAB, 2009.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/18309
dc.descriptionMaterial Didático do NTE - Curso de Licenciatura Pedagogiapor
dc.languageporpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/*
dc.subjectLíngua portuguesapor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectTeorias linguísticaspor
dc.titleLíngua portuguesa e educação Ipor
dc.typeLivropor
dc.description.resumoA disciplina de Língua Portuguesa e Educação, como o nome já diz, deve privilegiar textos e atividades que contribuam com o aperfeiçoamento da comunicação em língua portuguesa, bem como deve aprofundar nossas reflexões acerca do processo de ensino e aprendizagem de língua. A premissa que rege essa disciplina é a de que o primeiro professor de português que a criança conhece na escola é o pedagogo, eis um dos motivos pelo qual a alfabetização e os primeiros anos de ensino de língua portuguesa são tão merecidamente tratados no Curso de Pedagogia. O aluno formado em Letras, o Professor de Português da escola, recebe o aluno já no quinto ou sexto ano da educação básica (ensino fundamental); e este aluno já tem conhecimentos linguísticos da oralidade e da escrita. Na verdade, o desempenho lingüístico dos alunos depende muito de como foi desenvolvido o trabalho do pedagogo em séries iniciais. É o pedagogo que desperta o gosto, o hábito e o prazer pela leitura, tão importantes na vida escolar e social dos alunos em geral. Diante dessas justificativas é que apresentamos a disciplina, mostrando o quanto ela é importante e o quanto ela deve ser levada a sério por todos nós, precisamos ter consciência de nosso papel educativo e social na formação de cidadãos leitores, críticos, capazes de ler e refletir acerca dos temas cotidianos. Desenvolver a comunicação em língua portuguesa implica a viabilização de discussões teóricas e metodológicas, o que contribui com a formação pessoal e profissional do grupo de professores em processo para o qual esta disciplina se destina.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor


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