dc.creator | Petri, Verli da Silveira | |
dc.date.accessioned | 2019-09-19T17:42:01Z | |
dc.date.available | 2019-09-19T17:42:01Z | |
dc.date.issued | 2009 | |
dc.identifier.citation | PETRI, Verli da Silveira et al. Língua portuguesa e educação I. 1. ed. Santa Maria, RS: UFSM, NTE, UAB, 2009. | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18309 | |
dc.description | Material Didático do NTE - Curso de Licenciatura Pedagogia | por |
dc.language | por | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | * |
dc.subject | Língua portuguesa | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Teorias linguísticas | por |
dc.title | Língua portuguesa e educação I | por |
dc.type | Livro | por |
dc.description.resumo | A disciplina de Língua Portuguesa e Educação, como o nome já diz, deve privilegiar textos e atividades que contribuam com o aperfeiçoamento da comunicação em língua portuguesa, bem como deve aprofundar nossas reflexões acerca do processo de ensino e aprendizagem de língua. A premissa que rege essa disciplina é a de que o primeiro professor de português que a criança conhece na escola é o pedagogo, eis um dos motivos pelo qual a alfabetização e os primeiros anos de ensino de língua portuguesa são tão merecidamente tratados no Curso de Pedagogia. O aluno formado em Letras, o Professor de Português da escola, recebe o aluno já no quinto ou sexto ano da educação básica (ensino fundamental); e este aluno
já tem conhecimentos linguísticos da oralidade e da escrita. Na verdade, o desempenho lingüístico dos alunos depende muito de como foi desenvolvido o trabalho do pedagogo em séries iniciais. É o pedagogo que desperta o gosto, o hábito e o prazer pela leitura, tão importantes na vida escolar e social dos alunos em geral. Diante dessas justificativas é que apresentamos a disciplina, mostrando o quanto ela é importante e o quanto ela deve ser levada a sério por todos nós, precisamos ter consciência de nosso papel educativo e social na formação de cidadãos leitores, críticos, capazes de ler e refletir acerca dos temas cotidianos. Desenvolver a comunicação em língua portuguesa implica a viabilização de discussões teóricas e metodológicas, o que contribui com a formação pessoal e profissional do grupo de professores em processo para o qual esta disciplina se destina. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |