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dc.creatorSchmidt, Carlo
dc.date.accessioned2019-09-19T18:14:52Z
dc.date.available2019-09-19T18:14:52Z
dc.date.issued2010
dc.identifier.citationSCHMIDT, Carlo et al. Transtornos globais do desenvolvimento. 1. ed. Santa Maria, RS: UFSM, NTE, UAB, 2010.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/18316
dc.descriptionMaterial Didático do NTE - Curso de Licenciatura Pedagogiapor
dc.languageporpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/*
dc.subjectAutismopor
dc.subjectTranstornos de desenvolvimentopor
dc.titleTranstornos globais do desenvolvimentopor
dc.typeLivropor
dc.description.resumoO autismo é uma condição descrita pela primeira vez pelo psiquiatra Leo Kanner no ano de 1943. Mesmo passados mais de 60 anos da publicação original, ainda hoje esse diagnóstico permanece sob certa confusão, suscitando divergências tanto entre profissionais pesquisadores quanto clínicos. Portanto, esta disciplina tem como objetivo levar a você conhecimento científico e atualizado sobre os transtornos globais do desenvolvimento, envolvendo aspectos históricos, causas, características diagnósticas e principais condições associadas. Também aborda possibilidades de atuação do educador junto a pessoas com transtornos do desenvolvimento e sua família, com atenção especial aos processos de compreensão, avaliação, planejamento e intervenção. A Unidade A aborda os Transtornos Globais do Desenvolvimento, em que veremos detalhadamente os cinco subtipos que fazem parte dessa categorização (Transtorno Autista, Transtornos de Asperger, Transtorno de Rett, Transtorno Desintegrativo da Infância e Transtorno Global do desenvolvimento Sem Outra Especificação). Aqui o objetivo será compreender as diferenças e semelhanças entre essas condições a partir de suas características diagnósticas. A Unidade B aprofunda o estudo do autismo, enfocando os aspectos históricos dessa síndrome, as características centrais (interação social, comunicação e comportamentos), curso, prognóstico e as diferenças do autismo para os outros TGDs. Além disso, apresenta alguns dos programas de intervenção para o autismo. Por fim, a Unidade C aborda os problemas enfrentados pela família das pessoas com autismo, sejam eles o impacto da síndrome nos pais e irmãos e as formas de auxiliá-los diante dessa situação.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpor


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