dc.creator | Hautrive, Giovana Medianeira Fracari | |
dc.date.accessioned | 2019-09-19T19:33:25Z | |
dc.date.available | 2019-09-19T19:33:25Z | |
dc.date.issued | 2019 | |
dc.identifier.citation | HAUTRIVE, Giovana Medianeira Fracari et al. Língua brasileira de sinais - libras. 1. ed. Santa Maria, RS: UFSM, NTE, UAB, 2019. | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18332 | |
dc.description | Material Didático do NTE - Curso de Licenciatura em Computação | por |
dc.language | por | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | * |
dc.subject | Língua brasileira de sinais | por |
dc.subject | Educação especial | por |
dc.title | Língua brasileira de sinais - libras | por |
dc.type | Livro | por |
dc.description.resumo | Este caderno didático foi produzido para ser utilizado na disciplina de Língua Brasileira de Sinais - Libras do curso de Licenciatura em Computação, ofertado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), campus de Frederico Westphalen – RS, no âmbito da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Ao longo da disciplina Língua Brasileira de Sinais - Libras serão proporcionadas situações de aprendizagem para que você conheça a história da comunidade surda com relação à conquista de espaços na nossa sociedade. Esses saberes estarão atrelados ao estudo das representações do ser surdo, como ele se constitui como sujeito linguístico, questões de identidade e cultura do povo surdo. Você também terá a oportunidade de conhecer e aprofundar os saberes direcionados à organização da Língua Brasileira de Sinais - Libras, realizando um estudo linguístico sistemático e prático da Libras. Nesse sentido, o caderno didático está organizado em unidades. A Unidade 1 está organizada para discutirmos as questões relacionadas à história da comunidade surda, à cultura e a artefatos dessa comunidade, incluindo a escrita dos sinais, a organização da comunidade e das associações de surdos, questões relacionadas à identidade surda, alguns saberes voltados para a construção de um sinal. Concluiremos essa unidade falando rapidamente sobre a literatura surda e a produção desse recurso visual para o povo surdo. A Unidade 2 está organizada para o estudo sistemático da Língua Brasileira de Sinais, com blocos informativos para a aprendizagem do vocabulário por meio de imagens e vídeos que vocês acessarão com os links que estão disponíveis ao longo da unidade. A Unidade 3 segue o mesmo perfil da unidade anterior: realizaremos a ampliação do estudo do vocabulário, exigindo de vocês o exercício visual, pois a Libras é uma língua visual gestual e vocês precisarão desenvolver este cuidado com o olhar ao explorar cada vídeo que está nesta unidade. As Unidades 4 e 5 estão organizadas com situações dialógicas na intenção do uso funcional desta língua no contexto cotidiano. Nessas unidades, vocês também encontrarão endereços virtuais para jogos e atividades didáticas em Libras que poderão ser utilizadas e aprimoradas por vocês, futuros licenciados em computação. Também organizamos um quadro com os links para os vídeos. É nesse contexto que o nosso estudo direcionado a Libras está iniciando. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL | por |