Mostrar registro simples

dc.creatorMazzonetto, Clenio Vianei
dc.creatorMazzonetto, Angela Maria Paloschi
dc.date.accessioned2019-09-19T19:43:58Z
dc.date.available2019-09-19T19:43:58Z
dc.date.issued2019
dc.identifier.citationMAZZONETTO, Clenio Vianei ... [et al]. Observação e reflexão do ambiente escolar I. 1. ed. Santa Maria, RS: UFSM, NTE, UAB, 2019.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/18335
dc.descriptionMaterial Didático do NTE - Curso de Licenciatura em Computaçãopor
dc.languageporpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/*
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectEducação humanísticapor
dc.subjectAmbiente escolarpor
dc.titleObservação e reflexão do ambiente escolar Ipor
dc.typeLivropor
dc.description.resumoA disciplina Observação e Reflexão do Ambiente Escolar tem como objetivo atuar no ambiente escolar, com uma visão crítica da realidade do planejamento e avaliação escolar relacionando-os com a comunidade e reorganizando os tempos e espaços escolares, ampliando a jornada escolar, fazendo a gestão da escola de forma participativa, sempre repensando os objetivos e as práticas do currículo e da avaliação. Estes serão algumas das propostas apresentadas por este livro. O objetivo principal deste livro é traçar alguns referenciais para uma abordagem crítica da ética em uma educação, na perspectiva de humanização. A qualidade ética da ação do educador não é identificada através de ações adicionais externas à prática pedagógica, mas sim através de sua interioridade inerente à educação humanizadora. Na unidade 1 iremos discorrer sobre a observação e análise do cotidiano escolar como instrumento de integração e envolvimento do aluno com a realidade social e econômica do trabalho escolar. Nesta unidade observaremos a maneira que qual a prática de observação da escola e prática docente contribuem com o processo de formação. O texto traz algumas reflexões iniciais e fundamentação teórica acerca do tema e, também, proporcionar um prévio conhecimento em torno das metodologias utilizadas. Sabemos que ser professor não é tarefa fácil, pois a escola é marcada por ser um ambiente complexo, onde alunos de diferentes realidades se encontram em um mesmo lugar, cabendo ao professor trabalhar de forma equitativa, para que possa desenvolver e aplicar metodologias de ensino que consigam desenvolver nos alunos o conhecimento. Assim, a prática de observação se apresenta como uma etapa indispensável na formação inicial do professor, já que lhe permite observar a maneira como a escola está organizada, quais seus objetivos e como irá impactar na vida dos alunos, além de proporcionar uma leitura acerca das metodologias de ensino utilizadas, dando início a sua própria prática. Na unidade 2, veremos a familiarização com aspectos físicos estruturais, culturais, sociais e ideológicos da escola. Também iremos refletir sobre a compreensão da dinâmica escolar, a fim de conhecer novos métodos e aprimorar os antigos. Iremos abordar também, a influência da estrutura escolar no processo de ensino aprendizagem.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAOpor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto