dc.creator | Piovesan, Josieli | |
dc.creator | Ottonelli, Juliana Cerutti | |
dc.creator | Bordin, Jussania Basso | |
dc.creator | Piovesan, Laís | |
dc.date.accessioned | 2019-09-19T19:45:35Z | |
dc.date.available | 2019-09-19T19:45:35Z | |
dc.date.issued | 2018 | |
dc.identifier.citation | PIOVESAN, Josieli ... [et al]. Psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem. 1. ed. Santa Maria, RS: UFSM, NTE, UAB, 2018. | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18336 | |
dc.description | Material Didático do NTE - Curso de Licenciatura em Computação | por |
dc.language | por | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | * |
dc.subject | Psicologia | por |
dc.subject | Psicologia do desenvolvimento | por |
dc.subject | Psicologia da aprendizagem | por |
dc.title | Psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem | por |
dc.type | Livro | por |
dc.description.resumo | Este material visa a subsidiar os estudos da disciplina Psicologia da Aprendizagem e do Desenvolvimento. Nesse sentido, apresenta inicialmente um breve histórico da Psicologia e noções sobre três importantes abordagens psicológicas: Psicanálise, Behaviorismo e Psicologia Humanista. Em seguida, na Unidade 2 são abordados aspectos do desenvolvimento humano, em especial da criança e do adolescente, sob a perspectiva psicológica e social. Nas unidades 3 e 4 , propõe-se discutir o fenômeno da aprendizagem humana, seus fatores intervenientes e sua compreensão a partir de determinadas teorias, em especial, as de Piaget, Vygotsky, Wallon e Ausubel. Na unidade 5 , são abordados os transtornos de aprendizagem e possíveis adaptações pedagógicas utilizadas nestes casos. Por fim, na unidade 6 , discutem-se as funções sociais da escola, a dinâmica família-escola e as problemáticas da escola atual. Como você poderá perceber ao longo da leitura deste material, os conteúdos se entrelaçam e inter-relacionam a todo instante. Isso porque estudar os processos de aprendizagem significa também conhecer as bases do desenvolvimento e compreender a relevância das interações sociais na formação humana. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM | por |