Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRibeiro, Andressa Dembogurski
dc.creatorFelchilcher, Jordana Dambros
dc.date.accessioned2016-07-01T20:36:30Z
dc.date.available2016-07-01T20:36:30Z
dc.date.issued2015-12-16
dc.date.submitted2015
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1833
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, RS, 2015.por
dc.description.abstractThis paper discusses about the conformation of the general profile of the communication professional using, mainly, the concepts of field, style and consumption. We believe that the analysis and study of this theme becomes relevant not only for disclosing the types of professionals that the Social Communication Course at Universidade Federal de Santa Maria form, but also due to the current state of the economy and the Brazilian labor market. Thus, due to the complexity that our study object has, characteristic of communication area, we use the cartography as theoretical and methodological support. So we were able to approach our object and explore in a more relevant and complete way all its relations. Based on this methodology we use the steps that characterize the attention of the cartographer who, according Kastrup (2007), are the touch, tracking, landing and attentive recognition. Added to this, we used interviews as a support technique, in order to make the development of this research as complete as possible. As well as the steps of cartography mentioned above, the interviews, which were divided into two stages, are part of our landing and, the analysis of the answers, attentive recognition. After we made that attentive recognition, not only in the interviews, but also in the other "landings" we have determined for each step of this study, we concluded that as the base of communication formation is diverse and embranci, also the personal and professional profile formed at the Social Communication Course follows this logic.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectConformaçãopor
dc.subjectPerfil profissionalpor
dc.subjectGeneralistapor
dc.subjectComunicólogopor
dc.subjectConformationeng
dc.subjectProfessional profileeng
dc.subjectGeneralisteng
dc.subjectCommunicologisteng
dc.titleA conformação do perfil generalista do profissional da comunicaçãopor
dc.title.alternativeThe conformity of generalist profile from communication professionaleng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationComunicação Social - Publicidade e Propagandapor
dc.description.resumoO presente trabalho debate acerca da conformação do perfil generalista do profissional da comunicação a partir, principalmente, dos conceitos de campo, estilo e consumo. Acreditamos que a análise e estudo sobre essa temática se faz pertinente não só por evidenciar os tipos de profissionais que o Curso de Comunicação Social da Universidade Federal de Santa Maria forma, mas também em razão da situação atual da economia e do mercado de trabalho brasileiro. Dessa forma, devido à complexidade que o nosso objeto de estudo possui, característica da área da comunicação, utilizamos a cartografia como suporte teórico-metodológico. Assim pudemos nos aproximar do nosso objeto e explorar de forma mais pertinente e completa todas as suas relações. A partir dessa metodologia utilizamos os passos que caracterizam a atenção do cartógrafo que, segundo Kastrup (2007), são o toque, rastreio, o pouso e o reconhecimento atento. Somado a isso, utilizamos entrevistas como técnica de apoio, de forma a tornar o desenvolvimento da presente pesquisa a mais completa possível. Assim, conforme as etapas da cartografia citadas acima, as entrevistas, que foram divididas em duas etapas, fazem parte do nosso pouso e a análise das respostas, o reconhecimento atento. Após termos feito esse reconhecimento atento, não só das entrevistas, mas também dos outros pousos que determinamos para cada etapa do presente trabalho, pudemos concluir que assim como a base de formação do comunicólogo é múltipla e abrangente, também o perfil pessoal e profissional formado no Curso de Comunicação Social segue essa lógica.por
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples