dc.description.resumo | O material didático da disciplina Educação Popular, Movimentos Sociais e Educação do Campo, foi organizado em quatro unidades, com suas respectivas subunidades. O material foi elaborado e pensado de acordo com o previsto na estrutura do curso de Licenciatura em Educação do Campo e com o intuito de proporcionar a todos e todas a identificação das principais referências teórico-práticas da Educação Popular no Brasil, bem como contato com experiências de organização, escolarização e produção de vida das classes populares, sobretudo as que residem no campo. Além disso, o material se propõe a contribuir para situações de pesquisa, estudo, análise e problematização de experiências educacionais de educação popular e do campo que fortaleçam esses sujeitos. No momento de elaboração dos conteúdos e do material priorizamos referenciais teóricos e práticos que contribuíssem para entender a história da Educação Popular, sua existência na atualidade e a sua relação com a própria Educação do Campo. Por isso, na primeira unidade será estudada a trajetória da Educação Popular no Brasil e as diversas concepções existentes. Já na unidade 2, o material proporciona o contato com experiências práticas de Educação Popular, formais e não-formais, realizadas no Brasil ao longo das últimas décadas, tanto no setor educacional público, bem como em iniciativas privadas ou de organizações da sociedade civil. Para exercer um diálogo entre o estudo da Educação Popular e a questão específica da Educação do Campo, na unidade 3 se propôs o estudo da constituição histórica da Educação do Campo enquanto prática e categoria teórica a partir da compreensão da realidade de vida das populações do campo. Além disso, uma última unidade (unidade 4) foi construída com o objetivo de colocar à luz as questões atuais que tem se destacado dentro da Educação do Campo, principalmente no âmbito do direito à educação. Assim, gostaríamos de dizer que este material didático foi construído para expor, analisar e proporcionar reflexões acerca da interface entre a Educação Popular e a Educação do Campo e da forma como os movimentos sociais do campo se inserem nessa dinâmica e contribuem na construção de experiências. | por |