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dc.creatorWilliges, Flavio
dc.date.accessioned2019-09-23T17:21:51Z
dc.date.available2019-09-23T17:21:51Z
dc.date.issued2019
dc.identifier.citationWILLIGES, Flavio et al. Ética nas organizações educativas. 1. ed. Santa Maria, RS: UFSM, NTE, UAB, 2019.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/18356
dc.descriptionMaterial Didático do NTE - Curso de Licenciatura em Educação do Campopor
dc.languageporpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/*
dc.subjectOrganizações educativas - Éticapor
dc.subjectEscola - Formação éticapor
dc.titleÉtica nas organizações educativaspor
dc.typeLivropor
dc.description.resumoEste livro consiste numa caracterização da natureza da ética nas organizações educativas. O material apresenta os dois sentidos fundamentais em que a ética participa da vida das organizações educativas: 1) enquanto uma disciplina que ajuda a entender como podemos formar pessoas boas, de bom caráter e qual a responsabilidade da escola na formação ética. ; 2) enquanto uma disciplina que ajuda a entender como podemos fazer das escolas espaços verdadeiramente éticos, isto é, espaços onde condutas anti-éticas ou imorais como a discriminação racial ou sexual, o plágio, o assédio e outros tipos de práticas moralmente condenáveis dão lugar a ações que visam a recepção e atendimento das necessidades dos outros, onde o profissionalismo e o respeito assumem a preponderância sobre práticas abusivas, marcadas por falhas do caráter como a arrogância, a desonestidade intelectual e a irresponsabilidade epistêmica, entre outros problemas. O livro está dividido em quatro unidades. A primeira unidade apresenta a ideia de uma ética das organizações educativas, examinando os dois aspectos fundamentais que a ética participa da vida escolar. Também analisa nessas seções a relação da formação educativa com valores, ou seja, aquilo que é valioso e devemos cultivar, ainda que não seja reconhecido pela sociedade e pelo público que é atendido pelas organizações educativas. A segunda parte apresenta aquelas virtudes intelectuais que parecem fundamentais para uma educação bem-conduzida. Procuro mostrar, nesse capítulo, que processos de formação educacional devem ir além da formação meramente técnica, visando formar seres humanos integrais, no sentido de não só serem capazes de realizar tarefas ou práticas de sua profissão, mas também pensar no significado de práticas comumente seguidas para comunidades, para o planeta, para modos de vida saudáveis, etc. Nesse sentido, ilustro indicando como o pensamento reflexivo é importante, assim como a honestidade intelectual, a imparcialidade na reflexão sobre temas importantes que envolvem danos a outros, além da humildade e responsabilidade epistêmica. Na unidade 2 apresento as principais teorias filosóficas que explicam o que faz uma ação ou pessoa ser boa. Na unidade 3, apresenta os principais problemas da psicologia moral, ou seja, a parte da psicologia interessada nos estados e processos responsáveis pela boa internalização de regras e padrões morais. Na unidade 4, uma apresentação geral de como a ética do cuidado pode ser inserida no cotidiano das organizações educativas e examino um conjunto de problemas éticos presentes no cotidiano escolar, especialmente o problema do racismo e da justiça e pobreza no espaço escolar.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURALpor


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