dc.creator | Medeiros, Liziany Muller | |
dc.creator | Camillo, Cíntia Moralles | |
dc.creator | Spavanello, Caroline Silveira | |
dc.creator | Silva, Juliane Paprosqui Marchi da | |
dc.date.accessioned | 2019-09-23T17:25:46Z | |
dc.date.available | 2019-09-23T17:25:46Z | |
dc.date.issued | 2018 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Juliane Paprosqui Marchi da et al. Organização do trabalho pedagógico na educação do campo. 1. ed. Santa Maria, RS: UFSM, NTE, UAB, 2018. | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18357 | |
dc.description | Material Didático do NTE - Curso de Licenciatura em Educação do Campo | por |
dc.language | por | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | * |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Educação do campo - Trabalho pedagógico | por |
dc.title | Organização do trabalho pedagógico na educação do campo | por |
dc.type | Livro | por |
dc.description.resumo | O material didático que se apresenta tem como objetivo analisar o sistema educacional brasileiro, considerando os aspectos legais, sócio-políticos administrativos e financeiros, enfatizando a organização dos sistemas de ensino no Campo e se destina à disciplina intitulada “Organização do Trabalho Pedagógico na Educação do Campo” do curso de Licenciatura em Educação do Campo na modalidade a distância da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB). Também discutiremos e analisaremos as políticas públicas de Educação do Campo no Brasil no que se refere à Educação Profissionalizante e educação para o trabalho, bem como tem o objetivo de fazer uma reflexão sobre a Pedagogia da Alternância para a educação do campo. Como percebem este material dará subsídios para entender como se organiza o trabalho pedagógico no campo, e como as políticas públicas foram pensadas, ou seja, a partir de que movimentos sociais e organizações nasceram políticas públicas para assegurar a educação do campo e para o campo. No discorrer dos capítulos você será convidado(a) a pensar além da identidade e cultura do campo em como está estruturado o sistema administrativo na organização da educação do campo, tendo em vista a estrutura e funcionamento das escolas do campo, bem como reflexões teóricas acerca da pedagogia da alternância, das metodologias utilizadas para esta. Ao final esperamos que você seja capaz de entender sobre as escolas famílias agrícolas e as Casas Familiares Rurais e também a Pedagogia do Movimento Sem Terra. Para alcançarmos esses objetivos além do material didático que se apresenta, teremos no ambiente virtual leituras complementares, vídeos, entrevistas, documentários, bem como outros instrumentos metodológicos para melhor compreensão e aprendizagem desta disciplina que é fundamental para o entendimento de um dos locais de trabalho do futuro professor licenciado em Educação do Campo. A disciplina se divide em créditos teóricos o que perfaz um total de 30 hs e dois créditos práticos que também perfaz um total de 30 hs, sendo a disciplina contabilizada em 60 hs. Para o atendimento da carga horária prática da disciplina, você desenvolverá atividades práticas relacionadas com o exposto supracitado. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL | por |