dc.creator | Camillo, Cíntia Moralles | |
dc.creator | Medeiros, Liziany Muller | |
dc.date.accessioned | 2019-09-23T17:30:46Z | |
dc.date.available | 2019-09-23T17:30:46Z | |
dc.date.issued | 2018 | |
dc.identifier.citation | CAMILLO, Cíntia Moralles et al. Teorias da educação. 1. ed. Santa Maria, RS: UFSM, NTE, UAB, 2018. | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18360 | |
dc.description | Material Didático do NTE - Curso de Licenciatura em Educação do Campo | por |
dc.language | por | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | * |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Educação - Teoria | por |
dc.title | Teorias da educação | por |
dc.type | Livro | por |
dc.description.resumo | A teoria da educação estuda a educação como instrumento de equalização social e superação da marginalidade. Sociedade é concebida como harmoniosa. A marginalidade é um fenômeno acidental que afeta individualmente um número maior ou menor de membros da sociedade. Para tanto este material tem como objetivo subsidiar teoricamente a disciplina de Teorias da Educação, reconhecendo suas principais características, relacionando-as com as suas respectivas práticas pedagógicas conforme o contexto sócio-histórico. Na primeira unidade estaremos abordando sobre a gênese, historiografia das matrizes filosóficas e epistêmicas do pensamento pedagógico brasileiro, transcorrendo pelo século XIX: o século da pedagogia; o século XX até os anos 50. “Escolas Novas” e ideologia da educação; a segunda metade do século XX: ciências da educação e empenho mundial da pedagogia; as ideias pedagógicas no Brasil entre 1969 e 2001; a educação na ruptura política para a continuidade socioeconômica. Na segunda unidade nos debruçaremos nos estudos da pedagogia tecnicista, concepção analítica e visão crítico-reprodutivista; ensaios contra-hegemônicos: as pedagogias críticas buscando (re) orientar a prática educativa; o neoprodutivismo e suas variantes neoescolanovismo, neoconstrutivismo e neotecnicismo. Na terceira unidade faremos algumas reflexões em torno da educação moderna, educação contemporânea e o nascimento das ciências da educação, transcorrendo sobre o behaviorismo e a abordagem científica do ensino; o cognitivismo e suas implicações pedagógicas; Jean Piaget e o construtivismo na educação; Lev Vygotsky e o socioconstrutivismo na educação. Na quarta e última unidade, estudaremos as teorias contemporâneas da educação; natureza e definição e ciência moderna ao novo senso comum. Este material didático busca localizar num campo científico vasto da teoria da educação, nas unidades mencionadas acima, o melhor resultado a fim de auxiliar você, futuro educador, em sua prática pedagógica diária. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO | por |