dc.creator | Moraes, Simone Becher Araujo | |
dc.date.accessioned | 2019-09-23T17:54:12Z | |
dc.date.available | 2019-09-23T17:54:12Z | |
dc.date.issued | 2019 | |
dc.identifier.citation | MORAES, Simone Becker Araujo et al. Gestão da escola e planejamento educacional. 1. ed. Santa Maria, RS: UFSM, NTE, UAB, 2019. | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18368 | |
dc.description | Material Didático do NTE - Curso de Licenciatura em Geografia | por |
dc.language | por | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | * |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Escola - Gestão | por |
dc.subject | Planejamento educacional | por |
dc.subject | Política educacional | por |
dc.title | Gestão da escola e planejamento educacional | por |
dc.type | Livro | por |
dc.description.resumo | Esta disciplina é parte do currículo do curso de Licenciatura em Geografia na modalidade a distância ofertado pela Universidade Federal de Santa Maria e possui a carga horária de 60 horas/aula. Nesta disciplina, a expectativa é que você conheça os princípios da Gestão da escola e do Planejamento educacional sob a perspectiva das políticas públicas para educação e das diretrizes e parâmetros nacionais, de maneira a fornecer a você subsídios para a aplicação destes conhecimentos no contexto do seu cotidiano escolar. A fim de guiar você no seu percurso de aprendizagem, este material didático foi preparado trazendo algumas das principais referências das áreas de Gestão da escola e de Planejamento educacional. O material está dividido em três unidades didáticas, a saber: Unidade 1 - Gestão da Escola: aspectos introdutórios; Unidade 2 - Gestão da Escola: aspectos políticos e organizacionais; Unidade 3 - Planejamento Educacional. Na Unidade 1, abordaremos o conceito de gestão, fornecendo um breve panorama da gestão da escola, assim como seus objetivos e funções. Ainda nesta unidade, veremos os dois principais enfoques da gestão da escola, bem como os modelos de gestão, finalizando com a gestão democrática, onde abordaremos alguns aspectos da Constituição Federal e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Na Unidade 2, abordaremos a estrutura organizacional da educação escolar
tendo em vista seus níveis e modalidades. Também nesta unidade apresentaremos a estrutura organizacional da escola, suas formas organizacionais e seu organograma. Por fim, na Unidade 3, veremos o Planejamento educacional e seus elementos introdutórios. Abordaremos a questão do planejamento curricular, trazendo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) desde o ensino fundamental até o ensino médio, bem como a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Ainda nesta unidade, veremos a questão do planejamento de ensino, abordando a questão do plano de aula e do Projeto Político Pedagógico (PPP) dentro do contexto do Planejamento educacional. Reconhecer, distinguir, explorar e aplicar os conceitos e normativas que constituem Gestão escolar e Planejamento educacional faz parte do seu trabalho como futuro professor de Geografia. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL | por |