Mostrar registro simples

dc.creatorMoraes, Simone Becher Araujo
dc.date.accessioned2019-09-23T17:54:12Z
dc.date.available2019-09-23T17:54:12Z
dc.date.issued2019
dc.identifier.citationMORAES, Simone Becker Araujo et al. Gestão da escola e planejamento educacional. 1. ed. Santa Maria, RS: UFSM, NTE, UAB, 2019.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/18368
dc.descriptionMaterial Didático do NTE - Curso de Licenciatura em Geografiapor
dc.languageporpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/*
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectEscola - Gestãopor
dc.subjectPlanejamento educacionalpor
dc.subjectPolítica educacionalpor
dc.titleGestão da escola e planejamento educacionalpor
dc.typeLivropor
dc.description.resumoEsta disciplina é parte do currículo do curso de Licenciatura em Geografia na modalidade a distância ofertado pela Universidade Federal de Santa Maria e possui a carga horária de 60 horas/aula. Nesta disciplina, a expectativa é que você conheça os princípios da Gestão da escola e do Planejamento educacional sob a perspectiva das políticas públicas para educação e das diretrizes e parâmetros nacionais, de maneira a fornecer a você subsídios para a aplicação destes conhecimentos no contexto do seu cotidiano escolar. A fim de guiar você no seu percurso de aprendizagem, este material didático foi preparado trazendo algumas das principais referências das áreas de Gestão da escola e de Planejamento educacional. O material está dividido em três unidades didáticas, a saber: Unidade 1 - Gestão da Escola: aspectos introdutórios; Unidade 2 - Gestão da Escola: aspectos políticos e organizacionais; Unidade 3 - Planejamento Educacional. Na Unidade 1, abordaremos o conceito de gestão, fornecendo um breve panorama da gestão da escola, assim como seus objetivos e funções. Ainda nesta unidade, veremos os dois principais enfoques da gestão da escola, bem como os modelos de gestão, finalizando com a gestão democrática, onde abordaremos alguns aspectos da Constituição Federal e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Na Unidade 2, abordaremos a estrutura organizacional da educação escolar tendo em vista seus níveis e modalidades. Também nesta unidade apresentaremos a estrutura organizacional da escola, suas formas organizacionais e seu organograma. Por fim, na Unidade 3, veremos o Planejamento educacional e seus elementos introdutórios. Abordaremos a questão do planejamento curricular, trazendo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) desde o ensino fundamental até o ensino médio, bem como a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Ainda nesta unidade, veremos a questão do planejamento de ensino, abordando a questão do plano de aula e do Projeto Político Pedagógico (PPP) dentro do contexto do Planejamento educacional. Reconhecer, distinguir, explorar e aplicar os conceitos e normativas que constituem Gestão escolar e Planejamento educacional faz parte do seu trabalho como futuro professor de Geografia.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONALpor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto