Mostrar registro simples

dc.creatorDalmazzo, André Krusser
dc.date.accessioned2019-09-23T19:42:55Z
dc.date.available2019-09-23T19:42:55Z
dc.date.issued2007
dc.identifier.citationDALMAZZO, André Krusser et al. Linguagem visual. 1. ed. Santa Maria, RS: UFSM, NTE, UAB, 2007.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/18380
dc.descriptionMaterial Didático do NTE - Curso de Especialização em Tecnologia da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educaçãopor
dc.languageporpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/*
dc.subjectLinguagem visualpor
dc.titleLinguagem visualpor
dc.typeLivropor
dc.description.resumoNesta disciplina de Linguagem Visual, podemos dizer que a concentração do conhecimento está na compreensão da narrativa através de imagens a partir do estudo de elementos de comunicação visual. Atualmente a utilização da tecnologia digital em sala de aula é uma realidade que abre um novo leque de recursos didáticos e possibilidades de apresentação de conteúdos educacionais. Isso pode ser constatado através dos inúmeros programas de computação gráfica existentes, que proporcionam simulações, animações, além de recursos automáticos de processamento de imagens, como: composição tipografia, milhões de cores, diagramações com ajustes micrométricos e infinitas possibilidades de efeitos especiais. Juntamente com tudo isso, dispomos da Internet, uma fonte de pesquisa, comunicação e captação de informações inesgotável. Diante dessa realidade, somos facilmente seduzidos a desfrutar os recursos tecnológicos. Mas, embora as tecnologias digitais forneçam possibilidades para produção de materiais extremamente interessantes, quando tentamos desenvolvê-los percebemos que as coisas não são tão simples assim. Primeiramente nos deparamos com programas difíceis de lidar e, em seguida, com problemas um pouco mais complexos do que estávamos imaginando. A necessidade de lidar com a comunicação visual também é uma questão fundamental nesse processo e requer um conhecimento elementar de composição e narrativa gráfica. É a partir de conhecimentos sobre a Linguagem Visual que poderemos utilizar, de maneira mais eficiente, os recursos digitais na construção de instrumentos educacionais. Pretendemos, através da reflexão e de algumas atividades práticas sobre aspectos relacionados aos processos de percepção e aplicação de imagens, identificar e reproduzir aspectos da linguagem visual que poderão melhorar a utilização de recursos digitais nas nossas práticas educativas.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAOpor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto