dc.contributor.advisor | Freitas, Soraia Napoleão | |
dc.creator | Speroni, Karine Sefrin | |
dc.date.accessioned | 2019-09-24T12:39:35Z | |
dc.date.available | 2019-09-24T12:39:35Z | |
dc.date.issued | 2010-08-12 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18397 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2010 | por |
dc.description.abstract | Considering the relationship of the macrossitema microssitema, this research to
describe how the relationship between macro-micro system regarding the process of
educational inclusion in the City of Santa Maria/Rs. For both this research is
characterized by a descriptive and exploratory perspective of dialectical materialist
approach, which used as a source of data collection informal interview with Coordinator
of Inclusive Education of that city as the object of study design for application to open
questionnaire with this same subject. This questionnaire was composed of general
questions focusing on implementation of the National Special Education in the
Perspective of Inclusive Education (2008) and subsequent guidelines to it. Therefore,
this study paved the way for discussion of the macrosystem and its correlation with the
microsystem in order to create opportunities for new advances in educational research,
particularly in the areas of Special Education and Educational Management. Results as
having a description of the reality of inclusive education and special education in the
city and verification of the constant articulation of the Secretary of Education to follow
national guidelines. Moreover, there was the secretary's constant investment in training,
in reducing barriers to accessibility - both architectural and attitudinal, procedural and
conceptual. Therefore, the present study had as its result an overview of the reality of
the city regarding the prospect of inclusive paradigm as well as highlighted the constant
articulation of the macro level and vice versa microsystemic. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Inclusão educacional | por |
dc.subject | Gestão educacional | por |
dc.subject | Educação especial | por |
dc.subject | Educational inclusion | eng |
dc.subject | Educational administration | eng |
dc.subject | Special education | eng |
dc.title | Do macrossistema ao microssistema: uma investigação e problematização do processo de inclusão escolar no município de Santa Maria/RS | por |
dc.title.alternative | The macrosystem to microssitema: an investigation of process and problem of school inclusion in municipality of Santa Maria/RS | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional | por |
dc.description.resumo | Considerando a relação do macrossitema ao microssitema, a presente pesquisa
objetiva descrever como se dá relação do macrossistema ao microssistema no que tange
o processo de inclusão educacional no Município de Santa Maria/Rs. Para tanto essa
investigação caracteriza-se por uma perspectiva descritivo-exploratória, de abordagem
dialético materialista, que utilizou como fonte de coleta de dados entrevista informal
com Coordenador da Educação Inclusiva do referido Município como delineamento do
objeto de estudo, para posterior aplicação de questionário aberto, com este mesmo
sujeito. Este questionário fora composto por questões gerais com enfoque na
implementação da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação
Inclusiva (2008) e diretrizes subseqüentes a ela. Portanto, o presente estudo abriu
caminho à discussão sobre o macrossistema e sua correlação com o microssistema de
modo a oportunizar novos avanços para a pesquisa em educação, principalmente nos
campos da Educação Especial e Gestão Educacional. Tendo como resultados uma
descrição da realidade da educação inclusiva e educação especial no município bem
como constatação da articulação constante da Secretaria de Educação para seguimento
das diretrizes nacionais. Além disso, verificou-se o constante investimento da secretaria
na formação profissional, na minimização das barreiras de acessibilidade – tanto
arquitetônico quanto atitudinais, procedimentais e conceituais. Portanto, o presente
estudo obteve como resultado um panorama geral da realidade do município no que
tange a perspectiva do paradigma inclusivo, bem como evidenciada a constante
articulação da esfera macro à microssistêmica e vice versa. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |