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dc.contributor.advisorFreitas, Soraia Napoleão
dc.creatorSperoni, Karine Sefrin
dc.date.accessioned2019-09-24T12:39:35Z
dc.date.available2019-09-24T12:39:35Z
dc.date.issued2010-08-12
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/18397
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2010por
dc.description.abstractConsidering the relationship of the macrossitema microssitema, this research to describe how the relationship between macro-micro system regarding the process of educational inclusion in the City of Santa Maria/Rs. For both this research is characterized by a descriptive and exploratory perspective of dialectical materialist approach, which used as a source of data collection informal interview with Coordinator of Inclusive Education of that city as the object of study design for application to open questionnaire with this same subject. This questionnaire was composed of general questions focusing on implementation of the National Special Education in the Perspective of Inclusive Education (2008) and subsequent guidelines to it. Therefore, this study paved the way for discussion of the macrosystem and its correlation with the microsystem in order to create opportunities for new advances in educational research, particularly in the areas of Special Education and Educational Management. Results as having a description of the reality of inclusive education and special education in the city and verification of the constant articulation of the Secretary of Education to follow national guidelines. Moreover, there was the secretary's constant investment in training, in reducing barriers to accessibility - both architectural and attitudinal, procedural and conceptual. Therefore, the present study had as its result an overview of the reality of the city regarding the prospect of inclusive paradigm as well as highlighted the constant articulation of the macro level and vice versa microsystemic.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectInclusão educacionalpor
dc.subjectGestão educacionalpor
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectEducational inclusioneng
dc.subjectEducational administrationeng
dc.subjectSpecial educationeng
dc.titleDo macrossistema ao microssistema: uma investigação e problematização do processo de inclusão escolar no município de Santa Maria/RSpor
dc.title.alternativeThe macrosystem to microssitema: an investigation of process and problem of school inclusion in municipality of Santa Maria/RSeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoConsiderando a relação do macrossitema ao microssitema, a presente pesquisa objetiva descrever como se dá relação do macrossistema ao microssistema no que tange o processo de inclusão educacional no Município de Santa Maria/Rs. Para tanto essa investigação caracteriza-se por uma perspectiva descritivo-exploratória, de abordagem dialético materialista, que utilizou como fonte de coleta de dados entrevista informal com Coordenador da Educação Inclusiva do referido Município como delineamento do objeto de estudo, para posterior aplicação de questionário aberto, com este mesmo sujeito. Este questionário fora composto por questões gerais com enfoque na implementação da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008) e diretrizes subseqüentes a ela. Portanto, o presente estudo abriu caminho à discussão sobre o macrossistema e sua correlação com o microssistema de modo a oportunizar novos avanços para a pesquisa em educação, principalmente nos campos da Educação Especial e Gestão Educacional. Tendo como resultados uma descrição da realidade da educação inclusiva e educação especial no município bem como constatação da articulação constante da Secretaria de Educação para seguimento das diretrizes nacionais. Além disso, verificou-se o constante investimento da secretaria na formação profissional, na minimização das barreiras de acessibilidade – tanto arquitetônico quanto atitudinais, procedimentais e conceituais. Portanto, o presente estudo obteve como resultado um panorama geral da realidade do município no que tange a perspectiva do paradigma inclusivo, bem como evidenciada a constante articulação da esfera macro à microssistêmica e vice versa.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional [289]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

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