Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBattistel, Amara Lúcia Holanda Tavares
dc.creatorFlorindo, Claudia
dc.date.accessioned2016-07-05T14:52:10Z
dc.date.available2016-07-05T14:52:10Z
dc.date.issued2010-11
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1839
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010.por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAlfabetizaçãopor
dc.subjectContexto escolarpor
dc.subjectDificuldades de aprendizagempor
dc.titleAlfabetização: um desafio para o aluno com dificuldades de aprendizagem e para a escolapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Capão da Canoa, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaDpor
dc.description.resumoA alfabetização na contemporaneidade ainda é um desafio para a escola, muitos são os problemas encontrados no contexto escolar em relação aos alunos que fracassam nas séries iniciais do ensino fundamental. Portanto, este artigo monográfico trata de uma pesquisa qualitativa, descritiva, realizada em duas escolas públicas municipais do litoral do Rio Grande do Sul, com diferentes realidades, sendo uma escola pioneira em educação inclusiva, e a outra escola ainda não está organizada dentro da proposta de educação inclusiva. Objetivando analisar as dificuldades de aprendizagem apresentadas pelos educandos do segundo ano do ensino fundamental dessas duas escolas, a fim de identificar a grande desigualdade em relação aos fracassos nas classes de alfabetização que ocorrem nesses dois contextos escolares, foi selecionada quatro professoras que atuam em classes de alfabetização, sendo duas de cada escola que responderam um questionário com questões abertas e fechadas, sobre suas práticas pedagógicas. Muitas são as barreiras que os alunos precisam enfrentar até chegar à alfabetização, algumas em relação ao seu meio social e familiar, e outras em relação à escola, aos métodos e as práticas pedagógicas dos professores.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples