dc.contributor.advisor | Ourique, João Luis Pereira | |
dc.creator | Pedrotti, Iolanda do Nascimento | |
dc.date.accessioned | 2019-09-24T13:53:21Z | |
dc.date.available | 2019-09-24T13:53:21Z | |
dc.date.issued | 2009-08-08 | |
dc.date.submitted | 2009 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18402 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009. | por |
dc.description.abstract | This work brings object study analysis of the pedagogical action of the public schools
of the city of São José das Missões, particularly inserted in to school units in the
agricultural way. The chosen subject intends to argue which is the type of education
that comes being offered the agricultural way and which are the used concepts and
methodist. Having as base the bibliographical research, the methodology aimed
deepen a reflection about the formative process. In the first chapter, the social and
economic reality of the city of São José das Missões and the characterization of the
agricultural schools. In the chapter, we focus the peculiarities and necessities of the
fields school, based in content theoreticians who evidence the Educational
Management and the commitment with the agricultural development as factors of
utmost importance for the formation of the student’s. The third chapter aims at to
interpret the identity of the agricultural schools of São José das Missões and its you
arrive in port theoretical: Regiment school and Project Pedagogical Politician,
approaching the function of the educators, the school as partner in the local
sustainable development and participation of the family in field’s school. It is in the
retaken one, for the family, of its paper educator; for the school, of the public space
that fit to it for the knowledge production and the irradiation of a popular culture that
joins, that it constructs solidarity nets; they go constructing the projects of society,
development, agriculture and basic education of the field. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação rural | por |
dc.subject | Agricultura familiar | por |
dc.subject | Gestão democrática | por |
dc.subject | Agricultural education | eng |
dc.subject | Familiar agriculture | eng |
dc.subject | Management democratic | eng |
dc.title | Estudo multicaso das escolas da zona rural do município de São José das Missões | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Constantina, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Este trabalho teve como objeto de estudo uma análise da ação pedagógica das
escolas públicas do município de São José das Missões, particularmente unidades
escolares inseridas no meio rural. O tema escolhido tem como objetivo discutir qual
é o tipo de educação que vem sendo oferecida ao meio rural e quais são os
conceitos e os métodos utilizados. Tendo como base a pesquisa bibliográfica, a
metodologia visou aprofundar uma reflexão sobre o processo formativo. No primeiro
capítulo, abordamos a realidade social e econômica do município de São José das
Missões e a caracterização das escolas rurais do mesmo. No segundo capítulo,
enfocamos as peculiaridades e necessidades da escola do campo, baseando-nos
em aportes teóricos que evidenciam a Gestão Educacional e o compromisso com o
desenvolvimento rural como fatores de suma importância para a formação do
educando. O terceiro capítulo visa interpretar a identidade das escolas rurais de São
José das Missões e seus aportes teóricos: Regimento Escolar e Projeto Político
Pedagógico, abordando a função dos educadores, a escola como parceira no
desenvolvimento sustentável local e participação da família na escola do campo. É
na retomada, pela família, de seu papel educador; pela escola, do espaço público
que lhe cabe para a produção de conhecimento e a irradiação de uma cultura
popular que une, que constrói redes de solidariedade; vão construindo os projetos
de sociedade, de desenvolvimento, de agricultura e de educação básica do campo. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |