dc.contributor.advisor | Noguera, Jorge Orlando Cuéllar | |
dc.creator | Dalla Pozza, Karin Antunes | |
dc.date.accessioned | 2019-09-24T14:13:33Z | |
dc.date.available | 2019-09-24T14:13:33Z | |
dc.date.issued | 2009-12-21 | |
dc.date.submitted | 2009 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18403 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, RS, 2009. | por |
dc.description.abstract | The environmental preservation has consisted in one of the greatest debates
among our society. In the last 30 years, the man-nature relationship has motivated
much analysis and research on material and energetic resources capacity, the
increase in waste and its destiny, the physical environment modifications, the energy
crisis, the potable water, among other aspects. So, we know about the environmental
problems our planet has faced during the last years, and we know how little time we
have left to save it, the urgency in solving those problems. Thus, this monograph
presents as solution the informal Environmental Education, which holds an essential
importance for our future, through it we may change concepts and behaviors in our
society. Therefore this monograph sprouted, from an observant look over the daily
attitudes towards the Environment and oneself, aiming to lead into an awareness of
the subjects involved in the production of solid waste research, with the purpose that
they comprehend the immediate need for reduction, reuse and appropriate
destination of it as a proposal for a sustainable way of life and environmental
preservation. Adopting a research-action methodology, the project has developed
itself around a product: the Green Bracelet, built from solid waste materials, as of it,
the society’s look over reusing, and how this activity can help un-deteriorate the
planet, has been researched, besides administering workshops in order to teach how
to build the product and lectures, which aim at conveying the knowledge about the
environmental crisis and propose thoughts about our attitudes and changes of
behavior. From the methodology applied, through the result analysis, we can
perceive the importance of lectures and workshops on Environmental Education and
how much they can further changes in our society, besides that, the construction of
the “Green Bracelet” product showed feasibility and had drawn much interest from
everybody involved in the project. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação ambiental | por |
dc.subject | Reaproveitamento | por |
dc.subject | Resíduos sólidos | por |
dc.subject | Pulseiras ecológicas | por |
dc.subject | Environmental education | eng |
dc.subject | Reuse | eng |
dc.subject | Waste | eng |
dc.subject | Green bracelets | eng |
dc.title | As pulseiras ecológicas como produto de resíduos sólidos: uma proposta sustentável em educação ambiental | por |
dc.title.alternative | The green bracelets as a solid waste product – a sustainable proposal on environmental education | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Ambiental | por |
dc.description.resumo | A preservação ambiental tem sido uma das grandes discussões de nossa
sociedade. Nos últimos 30 anos, a relação homem-natureza tem provocado muitas
análises e pesquisas sobre a capacidade de recursos materiais e energéticos, o
aumento de resíduos e seu destino, a modificação do meio físico, a crise energética,
a água potável, dentre outros aspectos. Então, sabemos dos problemas ambientais
que nosso planeta vem enfrentando nesses últimos anos, e sabemos do pouco
tempo que nos resta para salvá-lo, da urgência que temos para resolver tais
problemas. Nesse sentido, o presente trabalho trás como solução a Educação
Ambiental de cunho não-formal, que é de fundamental importância para nosso
futuro, através dela consegue-se mudar conceitos e comportamentos em nossa
sociedade. Assim, surgiu esse trabalho, a partir de um olhar atento das atitudes
diárias para com o Meio Ambiente e para consigo mesmo, tendo o objetivo de levar
a conscientização às sujeitos envolvidos na pesquisa sobre a geração de resíduo
sólido, com o intuito de que compreendam a necessidade urgente da redução,
reaproveitamento e destino adequado do mesmo, como proposta para uma vida
sustentável e para a preservação do meio ambiente. Adotando uma metodologia de
pesquisa-ação, o projeto se desenvolveu em torno de um produto: a Pulseira
Ecológica, que foi construída com material de resíduos sólidos, a partir dela
pesquisou-se o olhar da sociedade sobre o reaproveitamento, e como tal atividade
pode ajudar na não-deteriorização do planeta, além da aplicação de oficinas para o
ensino da construção produto e palestras, que visam levar o conhecimento da crise
ambiental e propor reflexões de nossas atitudes e mudanças de comportamento. A
partir da metodologia aplicada e através da análise dos resultados pode-se perceber
a importância de palestras e oficinas em Educação Ambiental e como podem
promover mudanças em nossa sociedade, além disso a construção do produto
“Pulseira Ecológica” se apresentou como viável e teve muito interesse por todos os
envolvidos na pesquisa. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Rurais | por |