Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorNoguera, Jorge Orlando Cuéllar
dc.creatorDalla Pozza, Karin Antunes
dc.date.accessioned2019-09-24T14:13:33Z
dc.date.available2019-09-24T14:13:33Z
dc.date.issued2009-12-21
dc.date.submitted2009
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/18403
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, RS, 2009.por
dc.description.abstractThe environmental preservation has consisted in one of the greatest debates among our society. In the last 30 years, the man-nature relationship has motivated much analysis and research on material and energetic resources capacity, the increase in waste and its destiny, the physical environment modifications, the energy crisis, the potable water, among other aspects. So, we know about the environmental problems our planet has faced during the last years, and we know how little time we have left to save it, the urgency in solving those problems. Thus, this monograph presents as solution the informal Environmental Education, which holds an essential importance for our future, through it we may change concepts and behaviors in our society. Therefore this monograph sprouted, from an observant look over the daily attitudes towards the Environment and oneself, aiming to lead into an awareness of the subjects involved in the production of solid waste research, with the purpose that they comprehend the immediate need for reduction, reuse and appropriate destination of it as a proposal for a sustainable way of life and environmental preservation. Adopting a research-action methodology, the project has developed itself around a product: the Green Bracelet, built from solid waste materials, as of it, the society’s look over reusing, and how this activity can help un-deteriorate the planet, has been researched, besides administering workshops in order to teach how to build the product and lectures, which aim at conveying the knowledge about the environmental crisis and propose thoughts about our attitudes and changes of behavior. From the methodology applied, through the result analysis, we can perceive the importance of lectures and workshops on Environmental Education and how much they can further changes in our society, besides that, the construction of the “Green Bracelet” product showed feasibility and had drawn much interest from everybody involved in the project.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectReaproveitamentopor
dc.subjectResíduos sólidospor
dc.subjectPulseiras ecológicaspor
dc.subjectEnvironmental educationeng
dc.subjectReuseeng
dc.subjectWasteeng
dc.subjectGreen braceletseng
dc.titleAs pulseiras ecológicas como produto de resíduos sólidos: uma proposta sustentável em educação ambientalpor
dc.title.alternativeThe green bracelets as a solid waste product – a sustainable proposal on environmental educationeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Ambientalpor
dc.description.resumoA preservação ambiental tem sido uma das grandes discussões de nossa sociedade. Nos últimos 30 anos, a relação homem-natureza tem provocado muitas análises e pesquisas sobre a capacidade de recursos materiais e energéticos, o aumento de resíduos e seu destino, a modificação do meio físico, a crise energética, a água potável, dentre outros aspectos. Então, sabemos dos problemas ambientais que nosso planeta vem enfrentando nesses últimos anos, e sabemos do pouco tempo que nos resta para salvá-lo, da urgência que temos para resolver tais problemas. Nesse sentido, o presente trabalho trás como solução a Educação Ambiental de cunho não-formal, que é de fundamental importância para nosso futuro, através dela consegue-se mudar conceitos e comportamentos em nossa sociedade. Assim, surgiu esse trabalho, a partir de um olhar atento das atitudes diárias para com o Meio Ambiente e para consigo mesmo, tendo o objetivo de levar a conscientização às sujeitos envolvidos na pesquisa sobre a geração de resíduo sólido, com o intuito de que compreendam a necessidade urgente da redução, reaproveitamento e destino adequado do mesmo, como proposta para uma vida sustentável e para a preservação do meio ambiente. Adotando uma metodologia de pesquisa-ação, o projeto se desenvolveu em torno de um produto: a Pulseira Ecológica, que foi construída com material de resíduos sólidos, a partir dela pesquisou-se o olhar da sociedade sobre o reaproveitamento, e como tal atividade pode ajudar na não-deteriorização do planeta, além da aplicação de oficinas para o ensino da construção produto e palestras, que visam levar o conhecimento da crise ambiental e propor reflexões de nossas atitudes e mudanças de comportamento. A partir da metodologia aplicada e através da análise dos resultados pode-se perceber a importância de palestras e oficinas em Educação Ambiental e como podem promover mudanças em nossa sociedade, além disso a construção do produto “Pulseira Ecológica” se apresentou como viável e teve muito interesse por todos os envolvidos na pesquisa.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Ruraispor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Educação Ambiental [190]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto