dc.contributor.advisor | Pires, Cleidi Lovatto | |
dc.creator | Souza, Maria da Consolação de França | |
dc.date.accessioned | 2019-09-24T14:48:55Z | |
dc.date.available | 2019-09-24T14:48:55Z | |
dc.date.issued | 2010-12-16 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18405 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | This article monograph aims to discuss the inclusion of students with disabilities in
regular education at a school in the city of Divinolândia, and analyze the role of
Special Education as a support system and resources in this context, from a
literature review, using instruments such as observation and interview. Initially, we
present the trajectory of Special Education in Brazil, and how it evolved into the
current model of Inclusive Education, also highlighting the issue of training teachers
to meet students face to inclusion. Soon after is an analysis of curriculum and
infrastructure necessary to access of students with disabilities to regular education,
as well as conditions that the school needs to develop to ensure student learning.
And finally, it held discussions about situations that regular education teachers can
develop in the classroom to encourage learning for all students. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Inclusão | por |
dc.subject | Educação especial | por |
dc.subject | Metodologias | por |
dc.subject | Formação de professores | por |
dc.subject | Inclusion | eng |
dc.subject | Special education | eng |
dc.subject | Methodologie | eng |
dc.subject | Curriculum | eng |
dc.title | A inclusão dos alunos numa escola municipal de Divinolândia de Minas | por |
dc.title.alternative | The inclusion of students in a municipal school Mine Divinolândia | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Divinolândia de Minas, MG, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente artigo monográfico tem como objetivo discutir a inclusão de alunos com
deficiência no ensino regular de uma escola do município de Divinolândia, e analisar
sobre o papel da Educação Especial como sistema de apoio e recursos nesse
contexto, a partir de uma revisão bibliográfica, utilizando como instrumentos a
observação e entrevista. Inicialmente, é apresentada a trajetória da Educação
Especial no Brasil, e como a mesma evoluiu até o atual modelo da Educação
Inclusiva, ressaltando também a questão da formação de professores para atender
aos alunos frente à inclusão. Logo após é realizada uma análise da proposta
curricular e estrutura física necessárias ao acesso de alunos com deficiência ao
ensino regular, bem como das condições que a escola precisa desenvolver para
garantir o aprendizado de seus alunos. E finalmente, é realizada reflexões acerca de
situações que o docente do ensino regular pode desenvolver em sala de aula, para
favorecer a aprendizagem de todos seus alunos. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |