Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPires, Cleidi Lovatto
dc.creatorSouza, Maria da Consolação de França
dc.date.accessioned2019-09-24T14:48:55Z
dc.date.available2019-09-24T14:48:55Z
dc.date.issued2010-12-16
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/18405
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010.por
dc.description.abstractThis article monograph aims to discuss the inclusion of students with disabilities in regular education at a school in the city of Divinolândia, and analyze the role of Special Education as a support system and resources in this context, from a literature review, using instruments such as observation and interview. Initially, we present the trajectory of Special Education in Brazil, and how it evolved into the current model of Inclusive Education, also highlighting the issue of training teachers to meet students face to inclusion. Soon after is an analysis of curriculum and infrastructure necessary to access of students with disabilities to regular education, as well as conditions that the school needs to develop to ensure student learning. And finally, it held discussions about situations that regular education teachers can develop in the classroom to encourage learning for all students.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectMetodologiaspor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectInclusioneng
dc.subjectSpecial educationeng
dc.subjectMethodologieeng
dc.subjectCurriculumeng
dc.titleA inclusão dos alunos numa escola municipal de Divinolândia de Minaspor
dc.title.alternativeThe inclusion of students in a municipal school Mine Divinolândiaeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Divinolândia de Minas, MG, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaDpor
dc.description.resumoO presente artigo monográfico tem como objetivo discutir a inclusão de alunos com deficiência no ensino regular de uma escola do município de Divinolândia, e analisar sobre o papel da Educação Especial como sistema de apoio e recursos nesse contexto, a partir de uma revisão bibliográfica, utilizando como instrumentos a observação e entrevista. Inicialmente, é apresentada a trajetória da Educação Especial no Brasil, e como a mesma evoluiu até o atual modelo da Educação Inclusiva, ressaltando também a questão da formação de professores para atender aos alunos frente à inclusão. Logo após é realizada uma análise da proposta curricular e estrutura física necessárias ao acesso de alunos com deficiência ao ensino regular, bem como das condições que a escola precisa desenvolver para garantir o aprendizado de seus alunos. E finalmente, é realizada reflexões acerca de situações que o docente do ensino regular pode desenvolver em sala de aula, para favorecer a aprendizagem de todos seus alunos.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto