dc.contributor.advisor | Negrini, Tatiane | |
dc.creator | Santos, Janaina Cardoso dos | |
dc.date.accessioned | 2019-09-24T15:20:32Z | |
dc.date.available | 2019-09-24T15:20:32Z | |
dc.date.issued | 2010-12-15 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18407 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, 2010. | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Déficit cognitivo | por |
dc.subject | Literatura infanto-juvenil | por |
dc.subject | Aprendizagem | por |
dc.title | A importância da literatura infanto-juvenil nas práticas em sala de aula com alunos com déficit cognitivo | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Rio Bonito, RJ, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD | por |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como objetivo mostrar a literatura infantil como fonte de enriquecimento,
aprendizagem e de inclusão das pessoas com necessidades especiais. Sabe-se que há uma
influência exercida pelo meio social sobre a obra de arte, neste mesmo tempo que a obra pode
exercer influência sobre o meio. Diante dessa possibilidade, a idéia de elaborar um trabalho
voltado para as pessoas com necessidade especiais junto à literatura infanto-juvenil vem como um
poderoso instrumento para o desenvolvimento do pensamento e da aprendizagem humana. A
literatura é uma arte que permite o leitor caminhar e percorrer universos diferentes. Nela, todos os
grupos sociais estão inseridos, de diferentes maneiras. As pessoas com necessidades especiais
precisam sentir escolher e manipular as palavras, as organizarem para que produzam um efeito que
vai além da sua significação. A literatura tem este papel, através de suas diferentes formas mostrar
a inclusão atuando em muitos papéis, como personagem, autor e leitor. A aplicação da literatura
envolve ações educativas, aspectos sociais e culturais, psicológicos, políticos, profissionais, a soma
de tudo isto constituirá a cidadania. Neste sentido a conclusão de todo um conjunto de observações
e atividades práticas realizadas na escola junto aos alunos com necessidades especiais e docentes
mostra a literatura infanto-juvenil atuando como facilitador de inclusão, promovendo a
identificação do leitor com os personagens e nos seus problemas. Quando ao desenvolvimento
cognitivo, o aumento do vocabulário na interpretação dos textos proporcionando momento de
novas leituras e possibilitando o leitor fazer inferências e novas releituras. O uso da reflexão,
criatividade, sensibilização sempre presente. A valorização da linguagem oral por ambas as partes
(professor/aluno), solidários na quebra de preconceito. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |