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dc.contributor.advisorNegrini, Tatiane
dc.creatorSantos, Janaina Cardoso dos
dc.date.accessioned2019-09-24T15:20:32Z
dc.date.available2019-09-24T15:20:32Z
dc.date.issued2010-12-15
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/18407
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, 2010.por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectDéficit cognitivopor
dc.subjectLiteratura infanto-juvenilpor
dc.subjectAprendizagempor
dc.titleA importância da literatura infanto-juvenil nas práticas em sala de aula com alunos com déficit cognitivopor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Rio Bonito, RJ, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaDpor
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo mostrar a literatura infantil como fonte de enriquecimento, aprendizagem e de inclusão das pessoas com necessidades especiais. Sabe-se que há uma influência exercida pelo meio social sobre a obra de arte, neste mesmo tempo que a obra pode exercer influência sobre o meio. Diante dessa possibilidade, a idéia de elaborar um trabalho voltado para as pessoas com necessidade especiais junto à literatura infanto-juvenil vem como um poderoso instrumento para o desenvolvimento do pensamento e da aprendizagem humana. A literatura é uma arte que permite o leitor caminhar e percorrer universos diferentes. Nela, todos os grupos sociais estão inseridos, de diferentes maneiras. As pessoas com necessidades especiais precisam sentir escolher e manipular as palavras, as organizarem para que produzam um efeito que vai além da sua significação. A literatura tem este papel, através de suas diferentes formas mostrar a inclusão atuando em muitos papéis, como personagem, autor e leitor. A aplicação da literatura envolve ações educativas, aspectos sociais e culturais, psicológicos, políticos, profissionais, a soma de tudo isto constituirá a cidadania. Neste sentido a conclusão de todo um conjunto de observações e atividades práticas realizadas na escola junto aos alunos com necessidades especiais e docentes mostra a literatura infanto-juvenil atuando como facilitador de inclusão, promovendo a identificação do leitor com os personagens e nos seus problemas. Quando ao desenvolvimento cognitivo, o aumento do vocabulário na interpretação dos textos proporcionando momento de novas leituras e possibilitando o leitor fazer inferências e novas releituras. O uso da reflexão, criatividade, sensibilização sempre presente. A valorização da linguagem oral por ambas as partes (professor/aluno), solidários na quebra de preconceito.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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