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dc.contributor.advisorRech, Tatiana Luiza
dc.creatorSantos, Juliani Natalia dos
dc.date.accessioned2019-09-24T15:32:26Z
dc.date.available2019-09-24T15:32:26Z
dc.date.issued2010-12-20
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/18408
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010.por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAlunos surdospor
dc.subjectPráticas educativaspor
dc.subjectInclusão escolarpor
dc.titleMudanças nas práticas educativas dos professores para a inclusão de alunos surdos na escola regularpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santa Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaDpor
dc.description.resumoA presente investigação teve como objetivo verificar quais são os desafios e as mudanças necessárias nas práticas educativas dos professores, da escola regular, para que seja possível pensarmos em um processo de inclusão, de alunos surdos, com resultados positivos para este sujeito. Esta pesquisa foi desenvolvida durante sete meses, entre os anos de 2009 e 2010, com a realização das observações diárias, no Instituto Federal Farroupilha - Campus Santo Augusto, tendo como sujeitos da pesquisa dois alunos surdos, um deles oralizado e com leitura labial perfeita, e outra aluna usuária somente da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Através do estudo foi possível perceber que as escolas que possuem, ou que terão alunos surdos incluídos, precisam adaptar as suas práticas, a fim de contribuírem para o progresso escolar dos alunos. Também é necessário investir na formação dos professores para que o processo de inclusão escolar seja feito com solides, garantindo assim o acesso e permanência dos alunos surdos, proporcionando aos professores novas formas de trabalhar suas práticas, fazendo-se as mudanças necessárias para que a inclusão se efetive.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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