dc.contributor.advisor | Petermann, Juliana | |
dc.creator | Fumagalli, Desireè Ribas | |
dc.date.accessioned | 2016-07-05T18:45:54Z | |
dc.date.available | 2016-07-05T18:45:54Z | |
dc.date.issued | 2015-12-16 | |
dc.date.submitted | 2015 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1842 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, RS, 2015. | por |
dc.description.abstract | This study aims to understand how is the setting of gender concepts in childhood from consumption and other socialization processes. All the work is divided into three areas: consumption, gender and childhood. The consumption was discussed in their spheres materials and media from the relationship with culture and the media as an element that focuses on people's lives in different ways. The gender was understood as a social and cultural construction reinforced from multiple instances (as the media, family and school) and symbolic references, that is established since and especially in childhood, on the assumption that humans are not born boys or girls, but they become socially and culturally. The childhood was characterized with the aid of developmental psychology with an interactionist vision, considering the socialization processes from the school and family. As methodology as used the cartography, which the assumption is the direction of attention the researcher.In this study, the cartography was seen as a driving mode of the study, in that the aid enables the steps to be taken throughout the study. The techniques that structure the data collection were participant observation and interviews. These techniques help to map the consumption habits of children and gender conceptions. As a result there is the role of consumption in the configuration of gender conceptions, mainly through the meanings instilled in toys and collective appropriation of these, following a logic linked to sexual stereotypes. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Consumo | por |
dc.subject | Gênero | por |
dc.subject | Infância | por |
dc.subject | Socialização | por |
dc.subject | Psicologia do desenvolvimento | por |
dc.subject | Consumption | eng |
dc.subject | Gender | eng |
dc.subject | Childhood | eng |
dc.subject | Socialization | eng |
dc.subject | Developmental psychology | eng |
dc.title | O consumo e a configuração do gênero na infância | por |
dc.title.alternative | The consumption and the configuration og gender conceptions in childhood | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.graduation | Comunicação Social - Publicidade e Propaganda | por |
dc.description.resumo | Este estudo visa compreender como se dá a configuração das concepções de gênero na infância a partir do consumo e de outros processos de socialização. Todo o trabalho estrutura-se em três eixos: o consumo, o gênero e a infância. O consumo foi pautado em suas esferas material e midiática a partir da relação com a cultura e com a mídia como um elemento que incide na vida das pessoas de diferentes formas. O gênero foi compreendido como uma construção sociocultural reforçada a partir de várias instâncias (como a mídia, a família e a escola) e referências simbólicas, que se estabelece desde a, e principalmente na infância, partindo do pressuposto de que os seres humanos, não nascem meninos ou meninas, mas sim, tornam-se social e culturalmente. A infância foi pautada com auxílio da psicologia do desenvolvimento com uma visão interacionista, considerando os processos de socialização a partir da escola e da família. Como predisposição metodológica utilizou-se a cartografia, cujo pressuposto é o direcionamento da atenção do/a pesquisador/a. Nesta pesquisa, a cartografia foi encarada como um modo de condução do estudo, na medida em que possibilita o auxílio nos passos a serem dados ao longo do trabalho. As técnicas que estruturam a coleta de dados foram a observação participante e a entrevista. Essas técnicas auxiliaram no mapeamento dos hábitos de consumo e das concepções de gênero das crianças. Como resultado destaca-se a atuação do consumo na configuração das concepções de gênero, principalmente através dos significados incutidos nos brinquedos e na apropriação coletiva desses, que segue uma lógica atrelada aos estereótipos sexuais. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |