Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPavão, Sílvia Maria de Oliveira
dc.creatorSousa, Luciene Millard Gomes
dc.date.accessioned2019-09-26T12:32:35Z
dc.date.available2019-09-26T12:32:35Z
dc.date.issued2010-12-20
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/18430
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, 2010.por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.titleSurdez: discussão do espaço escolarpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Teófilo Otoni, MG, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaDpor
dc.description.resumoEsse trabalho aborda a surdez no espaço escolar, teve como objetivo geral conhecer como as estruturas de ensino das escolas inclusivas atendem os alunos surdos. Por meio de método qualitativo exploratório, foi aplicada uma entrevista semiestruturada a Intérpretes de libras, professores de apoio, professores de salas de recursos e gestores de dois estabelecimentos de ensino. Constatou-se que, a escola é uma instituição social que tem por obrigação atender todos os alunos. A educação Bilíngüe é uma Proposta que não privilegia uma língua, mas que dá direito ao surdo de utilizar duas línguas. A proposta curricular das escolas, pode se encerrar em um padrão de características que inviabilizem a participação de diferentes necessidades de aprendizagem. Conclui-se que é preciso ressignificar a escola, para que ela seja um lugar de compartilhar aprendizados, construir conhecimentos e favorecer a autonomia dos sujeitos. Entretanto é o professor ainda o sujeito visto como o profissional na escola que pode favorecer o processo de inclusão do aluno surdo.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto