dc.contributor.advisor | Pavão, Sílvia Maria de Oliveira | |
dc.creator | Sousa, Luciene Millard Gomes | |
dc.date.accessioned | 2019-09-26T12:32:35Z | |
dc.date.available | 2019-09-26T12:32:35Z | |
dc.date.issued | 2010-12-20 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18430 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, 2010. | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.title | Surdez: discussão do espaço escolar | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Teófilo Otoni, MG, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD | por |
dc.description.resumo | Esse trabalho aborda a surdez no espaço escolar, teve como objetivo
geral conhecer como as estruturas de ensino das escolas inclusivas atendem
os alunos surdos. Por meio de método qualitativo exploratório, foi aplicada
uma entrevista semiestruturada a Intérpretes de libras, professores de apoio,
professores de salas de recursos e gestores de dois estabelecimentos de
ensino. Constatou-se que, a escola é uma instituição social que tem por
obrigação atender todos os alunos. A educação Bilíngüe é uma Proposta que
não privilegia uma língua, mas que dá direito ao surdo de utilizar duas línguas.
A proposta curricular das escolas, pode se encerrar em um padrão de
características que inviabilizem a participação de diferentes necessidades de
aprendizagem. Conclui-se que é preciso ressignificar a escola, para que ela
seja um lugar de compartilhar aprendizados, construir conhecimentos e
favorecer a autonomia dos sujeitos. Entretanto é o professor ainda o sujeito
visto como o profissional na escola que pode favorecer o processo de inclusão
do aluno surdo. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |