dc.contributor.advisor | Costa, Vânia Medianeira Flores | |
dc.creator | Stahnke, Leonardo Francisco | |
dc.date.accessioned | 2019-09-30T14:09:03Z | |
dc.date.available | 2019-09-30T14:09:03Z | |
dc.date.issued | 2010-10-22 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18450 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | In this monograph was analyzed the environmental education activities performed in the
Natural Paks of Canela/RS, including its promotional materials and its relationship with the
“Educommunication” and Sustainable Tourism. Thus, initially were identified the parks with
relevant natural characteristics and developed a questionnaire that was answered through
email by their administrators. The questionnaire is composed of 15 questions which aimed to
assess broad and restricted issues about the area of the parks, like location and premises,
management, public, conservational aspects, social relations and environmental education
practices. A matrix with 53 criteria for the leaflets analysis was created, with were evaluated
by the author. Of the 17 national parks listed, 10 completed the questionnaire and only seven
had promotional materials. From this study it was found that there is a much unpreparedness
in relation to the administration of the parks on their conservation and management. There is
also evidence of lack of knowledge about the abiotic, biotic and socioeconomic facts of the
parks, which most don’t have any management plan. There is a deep unpreparedness of the
directors in relation to the concepts of sustainable tourism and to their own environmental
education practices, making use of these terms indiscriminately as green-marketing. In
relation to the leaflets, it was found that all of them were well below the proposed criteria,
without the three focus of analysis (General Information, Design and Environmental
Education). In order to address this deficit, we propose a Guide to Sustainable Tourism for the
national parks of this city. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Parques | por |
dc.subject | Canela | por |
dc.subject | Educação ambiental | por |
dc.subject | Parks | eng |
dc.subject | Environmental education | eng |
dc.title | Análise dos parques naturais de Canela/RS com ênfase nas atividades de educação ambiental | por |
dc.title.alternative | Analysis of the natural parks of Canela/RS with emphasis in activities of environmental education | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Sapiranga, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Ambiental, EaD | por |
dc.description.resumo | A presente monografia teve como objetivo analisar as atividades de Educação Ambiental
realizadas nos Parques Naturais do município de Canela/RS, incluindo seus materiais de
divulgação e sua relação com a Educomunicação e o Turismo Sustentável. Deste modo,
inicialmente identificaram-se os parques com características naturais relevantes e elaborou-se
um questionário que foi virtualmente respondido pelos seus administradores. O questionário
foi composto por 15 questões que objetivavam a avaliar questões amplas e restritas sobre a
área dos parques como: sua localização e estruturas, administração, público, aspectos de
conservação, relação social e práticas de Educação Ambiental. Elaborou-se também uma
matriz com 53 critérios de análise para os folhetos, que foram avaliados pelo próprio autor.
Dos 17 parques naturais relacionados, 10 responderam ao questionário e apenas sete possuíam
materiais de divulgação. A partir deste trabalho verificou-se que existe um grande despreparo
em relação à administração dos parques sobre sua conservação e gestão. Evidencia-se também
o desconhecimento em relação aos fatores abióticos, bióticos e socioeconômicos dos parques,
os quais, a maioria, não possui plano de manejo. Há um profundo despreparo dos
administradores em relação aos conceitos de Turismo Sustentável e às próprias práticas de
Educação Ambiental, fazendo uso desses termos indiscriminadamente como marketing-verde.
Em relação aos folhetos, verificou-se que todos estavam muito aquém dos critérios propostos,
não contemplando os três focos de análise (Informações Gerais, Design e Educação
Ambiental). A fim de suprir este déficit, propõem-se um Guia de Turismo Sustentável para os
parques naturais presentes no município. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Rurais | por |