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dc.contributor.advisorCosta, Vânia Medianeira Flores
dc.creatorStahnke, Leonardo Francisco
dc.date.accessioned2019-09-30T14:09:03Z
dc.date.available2019-09-30T14:09:03Z
dc.date.issued2010-10-22
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/18450
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2010.por
dc.description.abstractIn this monograph was analyzed the environmental education activities performed in the Natural Paks of Canela/RS, including its promotional materials and its relationship with the “Educommunication” and Sustainable Tourism. Thus, initially were identified the parks with relevant natural characteristics and developed a questionnaire that was answered through email by their administrators. The questionnaire is composed of 15 questions which aimed to assess broad and restricted issues about the area of the parks, like location and premises, management, public, conservational aspects, social relations and environmental education practices. A matrix with 53 criteria for the leaflets analysis was created, with were evaluated by the author. Of the 17 national parks listed, 10 completed the questionnaire and only seven had promotional materials. From this study it was found that there is a much unpreparedness in relation to the administration of the parks on their conservation and management. There is also evidence of lack of knowledge about the abiotic, biotic and socioeconomic facts of the parks, which most don’t have any management plan. There is a deep unpreparedness of the directors in relation to the concepts of sustainable tourism and to their own environmental education practices, making use of these terms indiscriminately as green-marketing. In relation to the leaflets, it was found that all of them were well below the proposed criteria, without the three focus of analysis (General Information, Design and Environmental Education). In order to address this deficit, we propose a Guide to Sustainable Tourism for the national parks of this city.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectParquespor
dc.subjectCanelapor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectParkseng
dc.subjectEnvironmental educationeng
dc.titleAnálise dos parques naturais de Canela/RS com ênfase nas atividades de educação ambientalpor
dc.title.alternativeAnalysis of the natural parks of Canela/RS with emphasis in activities of environmental educationeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sapiranga, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Ambiental, EaDpor
dc.description.resumoA presente monografia teve como objetivo analisar as atividades de Educação Ambiental realizadas nos Parques Naturais do município de Canela/RS, incluindo seus materiais de divulgação e sua relação com a Educomunicação e o Turismo Sustentável. Deste modo, inicialmente identificaram-se os parques com características naturais relevantes e elaborou-se um questionário que foi virtualmente respondido pelos seus administradores. O questionário foi composto por 15 questões que objetivavam a avaliar questões amplas e restritas sobre a área dos parques como: sua localização e estruturas, administração, público, aspectos de conservação, relação social e práticas de Educação Ambiental. Elaborou-se também uma matriz com 53 critérios de análise para os folhetos, que foram avaliados pelo próprio autor. Dos 17 parques naturais relacionados, 10 responderam ao questionário e apenas sete possuíam materiais de divulgação. A partir deste trabalho verificou-se que existe um grande despreparo em relação à administração dos parques sobre sua conservação e gestão. Evidencia-se também o desconhecimento em relação aos fatores abióticos, bióticos e socioeconômicos dos parques, os quais, a maioria, não possui plano de manejo. Há um profundo despreparo dos administradores em relação aos conceitos de Turismo Sustentável e às próprias práticas de Educação Ambiental, fazendo uso desses termos indiscriminadamente como marketing-verde. Em relação aos folhetos, verificou-se que todos estavam muito aquém dos critérios propostos, não contemplando os três focos de análise (Informações Gerais, Design e Educação Ambiental). A fim de suprir este déficit, propõem-se um Guia de Turismo Sustentável para os parques naturais presentes no município.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Ruraispor


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  • Educação Ambiental - EaD [323]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental - EaD

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