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dc.creatorPasqualotto, Nayara
dc.creatorKaufmann, Marielen Priscila
dc.creatorWizniewsky, José Geraldo
dc.date.accessioned2019-09-30T18:24:25Z
dc.date.available2019-09-30T18:24:25Z
dc.date.issued2019
dc.identifier.citationPASQUALOTTO, Nayara ... [et al]. Agricultura familiar e desenvolvimento rural sustentável. – 1. ed. – Santa Maria, RS : UFSM, NTE, UAB, 2019.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/18455
dc.descriptionMaterial Didático do NTE - Curso de Licenciatura em Educação do Campopor
dc.languageporpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/*
dc.subjectAgriculturapor
dc.subjectAgricultura familiarpor
dc.subjectDesenvolvimento sustentávelpor
dc.titleAgricultura familiar e desenvolvimento rural sustentávelpor
dc.typeLivropor
dc.description.resumoEste material foi elaborado como subsídio para a disciplina de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural Sustentável do Curso de Licenciatura em Educação do campo da Universidade Federal de Santa Maria. O objetivo principal é conhecer as abordagens teóricas em relação à Agricultura Familiar e seus vínculos com as noções de sustentabilidade e desenvolvimento. O tema é amplo e complexo e, por esta razão, o material está organizado em quatro unidades que colaboram com a educação do campo na medida em que esclarecem conceitos, políticas públicas e experiências relevantes relacionadas com a Educação do campo, Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural Sustentável. Na primeira unidade apresentamos as correntes teóricas relacionadas com a Agricultura Familiar no Brasil. De início, são descritos a trajetória histórica da agricultura e as contribuições teóricas acerca da agricultura familiar e do campesinato. A partir disso, são analisadas as contribuições legais acerca do tema, com a apresentação dos principais instrumentos normativos sobre a Agricultura Familiar. Na sequência, na segunda unidade, são apresentadas as principais políticas públicas relacionadas a esta categoria social. Trazemos um recorte do contexto das políticas públicas para a agricultura familiar, destacando em especial as políticas de crédito (PRONAF) e os programas de apoio à comercialização e agroindustrialização (PAA e PNAE), fundamentais para compreender a dinâmica do rural em que se inserem à educação do campo. Na terceira unidade estudaremos sobre a sustentabilidade, bem como suas abordagens e relação com o meio rural. Para isso, veremos a origem do termo “sustentabilidade’ e como esse passou a fazer parte dos discursos de desenvolvimento, sobretudo a partir da década de 1970. Ainda nessa unidade, conheceremos como essa pode ser efetivada no meio rural através de técnicas que permitem aliar a economia, ambiente e sociedade nos agroecossistemas. Por fim, na quarta unidade apresentaremos algumas experiências de agricultores e agricultoras familiares do Brasil e do mundo que possibilitaram aumentar os níveis de sustentabilidade no meio rural. Essas foram essenciais para garantir a permanência dessas no campo, além de reduzir a degradação dos recursos naturais nos agroecossistemas onde ocorreram. Além disso, esperamos provocar a reflexão sobre as experiências que ocorrem próximos ao lugar onde você reside, para que perceba que a sustentabilidade no campo é possível, independente das características físicas, sociais e econômicas do local.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS AGRARIASpor


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