dc.contributor.advisor | Jacobi, Luciane Flores | |
dc.creator | Pincolini, Maria Medianeira | |
dc.date.accessioned | 2019-10-07T14:54:10Z | |
dc.date.available | 2019-10-07T14:54:10Z | |
dc.date.issued | 2005-04-20 | |
dc.date.submitted | 2005 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18487 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Curso de Especialização em Estatística e Modelagem Quantitativa, RS, 2005. | por |
dc.description.abstract | Nowadays, teaching requires refinement in order to reach its basic objectives due to
the constant technology evolution. In the current era of information it aims the
economic and social development. Statistics is inserted in this context and it needs
new ways of stimulating the students’ interest to learn the subject. This work presents
a teaching material proposal to the Statistic teaching in the Elementary school.
Besides, it focuses on the need of subject comprehension in the beginning grades of
school. The study was conducted in order to introduce basic concepts, to stimulate
the investigative sense and to contribute to teachers by offering an alternative
material. Exercises based on themes related to information treatment: reading and
comprehension of graphics and tables, arithmetic average and possibilities were
elaborated. Every day matters were used in the dynamics development which make
a better understanding possible because it gets concepts nearer the students’ reality
and this interaction becomes the factor that softens the learning difficulties. Thus, one
hopes to encourage the teaching of Statistics due to the relevant importance of this
science at the moment. It contributes to the students’ preparation like more acting
citizens in society. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Estatística | por |
dc.subject | Ensino fundamental | por |
dc.subject | Educação estatística | por |
dc.subject | Statistics | eng |
dc.subject | Basic teaching | eng |
dc.subject | Statistics education | eng |
dc.title | Proposta de material didático para a educação estatística no ensino fundamental | por |
dc.title.alternative | Proposal of teaching material for the statistics education in the elementary school | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Estatística e Modelagem Quantitativa | por |
dc.description.resumo | Com a constante evolução da tecnologia, na atual era da informação, o ensino
requer aprimoramento para que consiga atingir suas finalidades básicas, visando ao
desenvolvimento econômico e social. A Estatística está inserida neste contexto e
também precisa de novas formas de estimular o interesse dos estudantes em
aprender seus conteúdos. Este trabalho apresenta uma proposta de material
didático para a Educação Estatística no Ensino Fundamental, enfocando a
necessidade da compreensão da disciplina já nas séries iniciais da Escola.
Direcionou-se o estudo com o objetivo de introduzir conceitos básicos, estimular o
espírito de investigação científica e contribuir com os educadores oferecendo
material alternativo. Elaborou-se exercícios com base nos temas relacionados ao
tratamento de informações: leitura e interpretação de gráficos e tabelas, média
aritmética e possibilidades. Utilizou-se assuntos do dia-a-dia no desenvolvimento
das dinâmicas, o que permite melhor entendimento, pois aproxima os conceitos à
realidade dos alunos, tornando esta interação fator que ameniza as dificuldades de
aprendizagem. Com isto, espera-se incentivar o ensino da Estatística face à
relevante importância desta ciência no momento, contribuindo para a preparação
dos estudantes como cidadãos mais atuantes na sociedade. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::PROBABILIDADE E ESTATISTICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Naturais e Exatas | por |