Funcionalidade na paralisia cerebral: abordagem exploratória baseada na classificação internacional de funcionalidade, incapacidade e saúde
Abstract
A Paralisia Cerebral (PC) é um distúrbio que compromete o desenvolvimento motor de crianças e ainda pode apresentar comprometimentos associados. Os déficits gerados pela PC podem levar a dificuldades na aquisição de habilidades e capacidades, bem como influenciar no desempenho de tarefas cotidianas. É importante uma compreensão mais ampla dos aspectos que influenciam na funcionalidade desses sujeitos. A Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF), busca ajudar a sistematizar a avaliação da funcionalidade, no entanto ainda não existem avaliações unificadas que contemplem todos os componentes da classificação, sendo necessário associar instrumentos para mensuração. Dessa forma, o estudo teve como objetivo investigar a associação de instrumentos para avaliar a funcionalidade de crianças com PC no componente atividade e participação da CIF. Trata-se de uma pesquisa exploratória descritiva, onde os participantes foram crianças/famílias com PC espástica bilateral e unilateral com idade entre 5 e 11 anos, 11 meses e 29 dias. Os participantes foram divididos quanta a distribuição topográfica em PC espástica bilateral e unilateral, em uma amostra por conveniência. Os dados foram coletados utilizando a Medida da Função Motora Grossa (GMFM), Inventário de Avaliação Pediátrica de Incapacidade (PEDI) e Questionário de Qualidade de Vida de Crianças com Paralisia Cerebral (CP QOL-CP). Estes foram submetidos a estatística descritiva e estão apresentados em média e desvio padrão. Participaram do estudo 19 crianças/famílias ao total, sendo 10 com PC unilateral e 9 com PC bilateral. Os resultados mostraram que na GMFM a pontuação total foi a mesma para PC bilateral e unilateral. No PEDI as crianças com PC bilateral alcançaram escores maiores na parte de habilidades funcionais e escores inferiores na parte de assistência do cuidador. O CP QOL-CP evidenciou melhor qualidade de vida nas crianças com PC bilateral. Conclui-se que a combinação dos instrumentos foi capaz de avaliar a funcionalidade das crianças no componente atividade e participação da CIF, visto que foram contempladas todas as áreas contidas no referido componente e foi possível ter uma melhor compreensão das capacidades e desempenho em situações de vida.
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