dc.contributor.advisor | Ceretta, Paulo Sergio | |
dc.creator | Schmitt, Maria Lourdes Tavares | |
dc.date.accessioned | 2019-10-08T15:56:57Z | |
dc.date.available | 2019-10-08T15:56:57Z | |
dc.date.issued | 2012-12-15 | |
dc.date.submitted | 2012 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18513 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal, EaD, RS, 2012. | por |
dc.description.abstract | Water is vital to sustain life on the planet, it represents a cycle link between ecosystems. The misuse of water is creating a crisis in much of the world, and concern for environmental conservation and improvement of quality of life is increasing. Environmental education emerged as a means to that consciousness is effected, because all depend on natural resources and these are part of the environment. The study sought information, along with students of the third and fourth series of the Municipal School of Basic Education in the city of São Sebastião Tunas / RS, in the appropriate use and conservation of water through a questionnaire to collect data. It was felt that this work with the theme Environmental Education could still be very explored by school teachers in their daily teaching practices, developing through a formal and informal education in an interdisciplinary way, including emphasizing the social aspect of the medium, trying to make recognize that water is essential for life and is a very finite and that one should be good practice for preservation and consumption, recognizing polluters, preventing its contamination, so it can be used with quality and quantity, and currently in next generations, using it for, daily educational practices, creative and differentiated, addressing the topic of water. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Conservação | por |
dc.subject | Ambiente | por |
dc.subject | Recursos hídricos | por |
dc.subject | Alunos | por |
dc.subject | Estudo | por |
dc.subject | Conservation | eng |
dc.subject | Environment | eng |
dc.subject | Water resources | eng |
dc.subject | Students | eng |
dc.subject | Study | eng |
dc.title | Educação ambiental, uma proposta para a conscientização da importância da preservação da água para a vida | por |
dc.title.alternative | Environmental education, awareness a proposal for the importance of preserving water for life | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Jacuizinho, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Pública Municipal, EaD | por |
dc.description.resumo | A água tem uma importância vital para manter a vida no planeta, ela representa um ciclo de ligação entre os ecossistemas. O mau uso da água está criando uma crise em grande parte do mundo, e a preocupação com a conservação do ambiente e a melhora da qualidade de vida está aumentando. A Educação Ambiental surge como um meio para que essa consciência se efetive, pois todos dependem dos recursos naturais e estes fazem parte do ambiente. O trabalho buscou informações, junto aos alunos da terceira e quarta séries da Escola Municipal de Ensino Fundamental São Sebastião no município de Tunas/RS, quanto ao uso adequado e preservação da água, através de aplicação de questionário para coleta de dados. Percebeu-se que o tema Educação Ambiental ainda poderia ser muito explorado pelos professores da escola em suas práticas pedagógicas diárias, desenvolvendo através de um ensino formal e informal de maneira interdisciplinar, enfatizando inclusive o aspecto social do meio, procurando fazer com que reconheçam que a água é fundamental para a vida e é um bem finito e que deve-se ter práticas adequadas para sua preservação e consumo, reconhecendo os agentes poluidores, evitando sua contaminação, para que possa ser utilizada com qualidade e quantidade, atualmente e nas próximas gerações, usando para isso, práticas educacionais diárias, criativas e diferenciadas, abordando o tema água. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |