dc.creator | Goes, Nubia Cristina de | |
dc.date.accessioned | 2019-10-08T16:26:26Z | |
dc.date.available | 2019-10-08T16:26:26Z | |
dc.date.issued | 2019-03-27 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18514 | |
dc.description.abstract | Those experienced in the training process of future health professionals, can influence
professional life. Thus, this study aimed to understand the interpersonal conflicts in the
perspective of the student of the technical course in nursing, know the students' perception of
the conflicts, to identify the influence of the conflicts experienced in the classroom and to verify
if the students feel the need for new behaviors to minimize conflicts. This is an exploratory
study, descriptive, with a qualitative approach, conducted with 21 students of the nursing
technical course of a private educational institution, of the interior of Rio Grande do Sul. There
were used as instruments of data collection, the semi-structured interview and the focus group.
The data were submitted to content analysis, seeking the construction of thematic categories by
approximation or similarity. The recommendations set forth in Resolution 466/2012 of the
National Health Council, with respect to the regulatory standards for research involving human
beings, approved by the Research Ethics Committee of the UFSM, CAAE nº
67052817.6.0000.5346. From the analysis of the results, three thematic categories were
originated: Conflict as a driving force for changes, which addressed the differences between
conflict and confrontation, the motives that trigger conflict and teamwork; Experiences in the
classroom and influences in preparation for professional life, which showed positive and
negative influences for future nursing technicians; Communication and link building as
strategies to minimize conflicts, emerging the need for dialogue and building links between
students, the consolidation of assumed pacts and commitments, which can significantly
contribute to the improvement of interpersonal relationships between the group. It is concluded
that the participants of the research experience conflicts in the classroom, but they present
difficulties in managing the situation. The need for behavioral change by the students to
improve interpersonal relationships and to minimize existing conflicts was evidenced, counting
on the collective construction of strategies that can help in this process. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Estudantes | por |
dc.subject | Enfermagem | por |
dc.subject | Relações interpessoais | por |
dc.subject | Students | eng |
dc.subject | Nursing | eng |
dc.subject | Interpersonal relationships | eng |
dc.title | Conflitos entre os estudantes do técnico em enfermagem | por |
dc.title.alternative | Conflicts in students of technical course in nursing | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | As vivências no processo formativo de futuros profissionais da saúde podem influenciar na vida
profissional. Assim, este estudo objetivou conhecer a percepção dos estudantes acerca dos
conflitos interpessoais e identificar a influência dos conflitos vivenciados em sala de aula no
processo formativo dos alunos do curso técnico em enfermagem, e quais estratégias podem ser
utilizadas para minimizá-los. Trata-se de um estudo exploratório, descritivo, com abordagem
qualitativa, realizado com 21 alunos do curso técnico em enfermagem de uma instituição
privada de ensino, do interior do Rio Grande do Sul. Foram utilizados como instrumentos de
coleta de dados, a entrevista semiestruturada e o grupo focal. Os dados foram submetidos a
análise de conteúdo, buscando a construção de categorias temáticas por aproximação ou
semelhança. Foram seguidas as recomendações previstas na Resolução nº 466/2012 do
Conselho Nacional de Saúde, no que se refere às normas regulamentadoras de pesquisa
envolvendo seres humanos com aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFSM, CAAE
nº 67052817.6.0000.5346. Da análise dos resultados, originou-se três categorias temáticas: O
conflito como impulsionador de mudanças, que abordou as diferenças entre conflito e confronto,
os motivos que desencadeiam os conflitos e o trabalho em equipe; Vivências em sala de aula e
as influências no preparo para vida profissional, o qual evidenciou influências positivas e
negativas para futuros técnicos em enfermagem; Comunicação e criação de vínculos como
estratégias para minimizar os conflitos, emergindo a necessidade de diálogo e de construção de
vínculos entre os estudantes, a consolidação de pactos e de compromissos assumidos, o que
pode colaborar significativamente para a melhoria dos relacionamentos interpessoais entre o
grupo. Conclui-se que os participantes da pesquisa vivenciam conflitos em sala de aula, porém
apresentam dificuldades de administração da situação. Evidenciou-se a necessidade de
mudança de comportamento por parte dos estudantes para melhorar os relacionamentos
interpessoais e minimizar os conflitos existentes, contando com a construção coletiva de
estratégias que possam ajudar nesse processo. | por |
dc.contributor.advisor1 | Beck, Carmem Lúcia Colomé | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2883979357361814 | por |
dc.contributor.advisor-co1 | Silva, Rosângela Marion da | |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2110092444567232 | por |
dc.contributor.referee1 | Soccol, Keity Laís Siepmann | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8288461290333674 | por |
dc.contributor.referee2 | Camponogara, Silviamar | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3418538910386427 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4024108836268262 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Enfermagem | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Enfermagem | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências da Saúde | por |