Um estudo sobre Chatbots e sua aplicação no comércio eletrônico
Resumo
Este trabalho apresenta um estudo sobre os agentes de conversação chamados chatbots,
abordando sua história e evolução desde seu surgimento, ao lado dos primeiros conceitos de
Inteligência Artificial e das primeiras concepções imaginadas por Alan Turing de um diálogo
entre humanos e máquinas, até a sua recente popularização com aplicações em diversas áreas
como educação, saúde, entretenimento e, principalmente, no comércio eletrônico. Através da
análise de algumas aplicações que se destacaram durante este processo evolutivo, como Eliza,
Jabberwacky, A.L.I.C.E, SmartChild, e outros, é feito um estudo do funcionamento e
aplicação de algumas das tecnologias que ao longo deste período agregaram novos potenciais
a este tipo de ferramenta. O trabalho ainda faz uma abordagem sobre o surgimento do
comércio conversacional e a utilização dos chatbots em aplicativos de troca de mensagens por
parte de empresas que buscam atingir esse crescente mercado consumidor. É também
exemplificada a criação de um destes agentes de conversação através do sistema IBM Watson
e sua API Conversation, uma de muitas plataformas para criação de chatbots que vêm se
popularizando conforme cresce o interesse das empresas em fazer uso desta solução digital.
Por fim, é descrito o desenvolvimento, ferramentas e tecnologias utilizadas para a construção
de um chatbot destinado ao comércio eletrônico e integrado a rede social Facebook através da
plataforma Messenger e do sistema Wit.ai, capaz de exemplificar conceitos e elementos
estudados ao longo deste trabalho.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: