dc.contributor.advisor | Lichtnow, Daniel | |
dc.creator | Motta, Denis Bao | |
dc.date.accessioned | 2019-10-09T18:05:09Z | |
dc.date.available | 2019-10-09T18:05:09Z | |
dc.date.issued | 2018-12-11 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18535 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Colégio Politécnico, Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet, RS, 2018 | por |
dc.description.abstract | This paper presents a study about the conversational agents called chatbots, discussing their
history and evolution since its appearance, alongside the first concepts of Artificial
Intelligence and its firsts conceptions imagined by Alan Turing of a dialogue between humans
and machines, until its recent popularization through applications in several areas such as
education, health, entertainment and, mainly, in the electronic commerce. Through the
analysis of some featured applications of this evolutionary process, such as Eliza,
Jabberwacky, ALICE, SmartChild, and others, a study was hold in order to understand the
operation and usability of some of these technologies that, through the years, brought new
potentials to this type of tool. The paper also makes an approach on the emergence of
conversational commerce and the use of chatbots in messaging applications by service and
commercial companies seeking to reach this emerging consumer market. It is also exemplified
in this paper the creation of one of these conversational agents through the IBM Watson’s
system and its API Conversation, one of the many chatbot platforms that is noticeably getting
popular as it grows the interest of the companies in making use of this digital solution. Lastly,
it is described the development, tools and technology used for the construction of a chatbot
used for e-commerce and integrated with the social network Facebook through the Messenger
platform and Wit.ai system, able to exemplify concepts and elements learned along this paper. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Chatbot | eng |
dc.subject | Comércio eletrônico | por |
dc.subject | Plataformas de criação | por |
dc.subject | E-commerce | eng |
dc.subject | Chatbot platforms | eng |
dc.title | Um estudo sobre Chatbots e sua aplicação no comércio eletrônico | por |
dc.title.alternative | A study about Chatbots and its application on E-commerce | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.graduation | Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet | por |
dc.description.resumo | Este trabalho apresenta um estudo sobre os agentes de conversação chamados chatbots,
abordando sua história e evolução desde seu surgimento, ao lado dos primeiros conceitos de
Inteligência Artificial e das primeiras concepções imaginadas por Alan Turing de um diálogo
entre humanos e máquinas, até a sua recente popularização com aplicações em diversas áreas
como educação, saúde, entretenimento e, principalmente, no comércio eletrônico. Através da
análise de algumas aplicações que se destacaram durante este processo evolutivo, como Eliza,
Jabberwacky, A.L.I.C.E, SmartChild, e outros, é feito um estudo do funcionamento e
aplicação de algumas das tecnologias que ao longo deste período agregaram novos potenciais
a este tipo de ferramenta. O trabalho ainda faz uma abordagem sobre o surgimento do
comércio conversacional e a utilização dos chatbots em aplicativos de troca de mensagens por
parte de empresas que buscam atingir esse crescente mercado consumidor. É também
exemplificada a criação de um destes agentes de conversação através do sistema IBM Watson
e sua API Conversation, uma de muitas plataformas para criação de chatbots que vêm se
popularizando conforme cresce o interesse das empresas em fazer uso desta solução digital.
Por fim, é descrito o desenvolvimento, ferramentas e tecnologias utilizadas para a construção
de um chatbot destinado ao comércio eletrônico e integrado a rede social Facebook através da
plataforma Messenger e do sistema Wit.ai, capaz de exemplificar conceitos e elementos
estudados ao longo deste trabalho. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | por |
dc.publisher.unidade | Colégio Politécnico da UFSM | por |