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dc.contributor.advisorLichtnow, Daniel
dc.creatorMotta, Denis Bao
dc.date.accessioned2019-10-09T18:05:09Z
dc.date.available2019-10-09T18:05:09Z
dc.date.issued2018-12-11
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/18535
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Colégio Politécnico, Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet, RS, 2018por
dc.description.abstractThis paper presents a study about the conversational agents called chatbots, discussing their history and evolution since its appearance, alongside the first concepts of Artificial Intelligence and its firsts conceptions imagined by Alan Turing of a dialogue between humans and machines, until its recent popularization through applications in several areas such as education, health, entertainment and, mainly, in the electronic commerce. Through the analysis of some featured applications of this evolutionary process, such as Eliza, Jabberwacky, ALICE, SmartChild, and others, a study was hold in order to understand the operation and usability of some of these technologies that, through the years, brought new potentials to this type of tool. The paper also makes an approach on the emergence of conversational commerce and the use of chatbots in messaging applications by service and commercial companies seeking to reach this emerging consumer market. It is also exemplified in this paper the creation of one of these conversational agents through the IBM Watson’s system and its API Conversation, one of the many chatbot platforms that is noticeably getting popular as it grows the interest of the companies in making use of this digital solution. Lastly, it is described the development, tools and technology used for the construction of a chatbot used for e-commerce and integrated with the social network Facebook through the Messenger platform and Wit.ai system, able to exemplify concepts and elements learned along this paper.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectChatboteng
dc.subjectComércio eletrônicopor
dc.subjectPlataformas de criaçãopor
dc.subjectE-commerceeng
dc.subjectChatbot platformseng
dc.titleUm estudo sobre Chatbots e sua aplicação no comércio eletrônicopor
dc.title.alternativeA study about Chatbots and its application on E-commerceeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationCurso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internetpor
dc.description.resumoEste trabalho apresenta um estudo sobre os agentes de conversação chamados chatbots, abordando sua história e evolução desde seu surgimento, ao lado dos primeiros conceitos de Inteligência Artificial e das primeiras concepções imaginadas por Alan Turing de um diálogo entre humanos e máquinas, até a sua recente popularização com aplicações em diversas áreas como educação, saúde, entretenimento e, principalmente, no comércio eletrônico. Através da análise de algumas aplicações que se destacaram durante este processo evolutivo, como Eliza, Jabberwacky, A.L.I.C.E, SmartChild, e outros, é feito um estudo do funcionamento e aplicação de algumas das tecnologias que ao longo deste período agregaram novos potenciais a este tipo de ferramenta. O trabalho ainda faz uma abordagem sobre o surgimento do comércio conversacional e a utilização dos chatbots em aplicativos de troca de mensagens por parte de empresas que buscam atingir esse crescente mercado consumidor. É também exemplificada a criação de um destes agentes de conversação através do sistema IBM Watson e sua API Conversation, uma de muitas plataformas para criação de chatbots que vêm se popularizando conforme cresce o interesse das empresas em fazer uso desta solução digital. Por fim, é descrito o desenvolvimento, ferramentas e tecnologias utilizadas para a construção de um chatbot destinado ao comércio eletrônico e integrado a rede social Facebook através da plataforma Messenger e do sistema Wit.ai, capaz de exemplificar conceitos e elementos estudados ao longo deste trabalho.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApor
dc.publisher.unidadeColégio Politécnico da UFSMpor


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