dc.contributor.advisor | Madruga, Lúcia Rejane da Rosa Gama | |
dc.creator | Sartori, Ademir Sarzi | |
dc.date.accessioned | 2019-10-11T11:23:00Z | |
dc.date.available | 2019-10-11T11:23:00Z | |
dc.date.issued | 2011-08-15 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18552 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Administração e Gestão Pública, RS, 2011. | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Comunicação | por |
dc.subject | Informação | por |
dc.subject | Interatividade | por |
dc.title | Comunicação interna no programa de pós-graduação em química: estudo de caso | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Administração e Gestão Pública | por |
dc.description.resumo | O presente artigo pretende analisar o processo de comunicação interna
desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Química (doravante chamado de
PPGQuímica) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), procurando
demonstrar o quanto é importante uma comunicação clara, exata e objetiva com o
seu público-alvo. Nas organizações as pessoas estão em um processo de interação
constante e para tal exige-se que o processo de comunicação seja eficiente. Um
determinado setor organizacional será bem sucedido se souber escolher,
desenvolver e aplicar a forma mais adequada de comunicação para atingir os seus
objetivos. A comunicação só será estabelecida se houver o feedback, ou seja, se a
informação transmitida for compreendida pelo receptor. Neste processo está
envolvida a qualidade da informação repassada pelo emissor e o modo pelo qual o
receptor entende a mensagem. Assim o processo de comunicação deve ser
elaborado de acordo com o perfil do receptor garantindo que a mensagem chegue a
ele com fidelidade evitando-se distorções ao longo do caminho. O estudo classificase
como pesquisa descritiva com análise qualitativa e quantitativa. Os resultados
obtidos demonstram uma comunicação com a consistência necessária, excelente
qualidade de atendimento, agilidade, eficácia, a presença de um site com as
informações necessárias e interação com o público-alvo. O presente artigo está
fundamentado em pesquisa bibliográfica e organizado em seções. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |