Competitividade do sistema de consórcio no mercado brasileiro de automóveis
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Data
2007-09-04Autor
Silva, Sandra Márcia da Rosa
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Este artigo tem como objetivo analisar a competitividade do sistema de consórcios
na venda de automóveis. Faz-se uma análise comparativa entre as formas de
aquisição de automóveis por financiamento, consórcio e à vista. Para avaliar a
modalidade de pagamento na venda de veículos, utiliza-se dados do Banco Central.
A venda de veículos automotores vem perdendo mercado para os financiamentos,
dentre eles o CDC, FINAME, leasing. O aumento do prazo do financiamento em até
72 meses, fez com que o consumidor buscasse planos de financiamento mais
longos. Com a queda das taxas de juros acompanhando a redução da taxa Selic,
que saiu de 18% aa no fim do ano de 2005 para 14,25% aa em setembro/06,
acompanhada da facilidade encontrada nos últimos anos para a aquisição do
automóvel por financiamento, fez com que a sua procura tenha aumentado. Com
essa facilidade para se fazer financiamento a inadimplência dos financiamentos de
veículos vem crescendo, atingindo no mês de setembro de 2006 3,48%, índice este
nunca alcançado desde o ano 2000. Diante dessa competitividade no segmento de
automóveis, as administradoras de grande porte resolveram diversificar e estão
investindo no segmento de imóveis, que está tendo um excelente crescimento.
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