dc.creator | Vargas, Letícia Paludo | |
dc.date.accessioned | 2019-10-16T12:08:12Z | |
dc.date.available | 2019-10-16T12:08:12Z | |
dc.date.issued | 2013-06-25 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18601 | |
dc.description.abstract | This paper analyzes the socioeconomic and environmental impacts caused by the
extensive production systems of beef cattle. In this sense, a case study was conducted in
Estância do 28, owned by Fundação Maronna, located in Área de Proteção Ambiental do
Ibirapuitã, at the southern state of Rio Grande do Sul. Within the methodological resources,
the main methodology was the Life Cycle Assessment of beef cattle supply chain, which
allows to determine the total environmental impact from the production and consumption of
"beef product". Moreover, the IPCC software was used as an auxiliary tool, in order to
analyze and quantify carbon emissions from beef cattle. The data analysis collected in the
Estância do 28, delimited to the years 2010, 2011 and 2012, in order to assess the
environmental impacts of meat production on the property. The research demonstrates that the
emissions are derived from enteric fermentation of beef cattle, such as land use changes and
animal waste. The account of carbon costs, marketing and consumption of beef shows that
both emissions and total costs are low when compared to animal production within the
property. With regard to carbon emissions resulted of transport, it was found that differences
in the level of emissions are negligible, regardless of the types of market and its distances.
Thus, it can be seen that animal production is the chain link that emits the most carbon.
Therefore, its measure should be centralized at this stage of the chain, in order to reduce
environmental impacts. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Bovinocultura de corte | por |
dc.subject | Cadeia produtiva | por |
dc.subject | Emissões de carbono | por |
dc.subject | Impactos ambientais | por |
dc.subject | Beef cattle | eng |
dc.subject | Production chain | eng |
dc.subject | Carbon emissions | eng |
dc.subject | Environmental impacts | eng |
dc.title | Análise do ciclo de vida da carne bovina: um estudo de caso na área de proteção ambiental do Ibirapuitã | por |
dc.title.alternative | Life cycle assessment of beef cattle: a case study in the área de proteção ambiental do Ibirapuitã | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | Este trabalho analisa os impactos socioeconômicos e ambientais provocados pelos
sistemas de produção extensivos da bovinocultura de corte. Para isso, realizou-se um estudo
de caso na Estância do 28, propriedade da Fundação Maronna, localizada na Área de Proteção
Ambiental do Ibirapuitã, na região sul do estado do Rio Grande do Sul. No âmbito dos
recursos metodológicos, a principal metodologia utilizada foi a Análise do Ciclo de Vida da
cadeia produtiva da bovinocultura de corte, que permite determinar o impacto ambiental total
decorrente da produção e consumo do “produto carne bovina”. Além disso, como ferramenta
de auxílio na análise dos dados, utilizou-se o software IPCC, capaz de quantificar as emissões
de carbono proveniente da bovinocultura de corte. Para a análise dos dados coletados na
Estância do 28, delimitaram-se os anos de 2010, 2011 e 2012, a fim de avaliar os impactos
ambientais provocados pela produção de carne na propriedade. A pesquisa demonstra que as
emissões são derivadas da fermentação entérica dos bovinos de corte, das mudanças ocorridas
no uso da terra na propriedade e dos dejetos dos animais. Quando contabilizados os custos do
carbono, da comercialização e do consumo da carne bovina, constata-se que tanto as emissões
quanto os custos totais são baixos, se comparados com a produção animal dentro da
propriedade. No que se refere às emissões de carbono decorrentes do transporte, percebe-se
que as diferenças no nível de emissões são pouco significativas, independente dos tipos de
mercado e suas distâncias de comercialização. Assim, por meio da análise dos dados, pode-se
constatar que a produção animal é o elo da cadeia que mais emite carbono, portanto as
medidas de redução dos impactos ambientais devem estar centralizadas nessa etapa da cadeia. | por |
dc.contributor.advisor1 | Silveira, Vicente Celestino Pires | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9996388016752276 | por |
dc.contributor.referee1 | Wizniewsky, José Geraldo | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8502017453675807 | por |
dc.contributor.referee2 | Pötter, Luciana | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0683474086643296 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7734168457042680 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Extensão Rural e Desenvolvimento | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Rurais | por |