O bioma Pampa como temática de investigação no ensino básico no município de Uruguaiana - RS
Abstract
A presente pesquisa trata de uma investigação qualiquantitativa, desenvolvida em três escolas públicas de ensino básico completo, situadas no município de Uruguaiana-RS. O trabalho teve como base a investigação da percepção de estudantes finalistas das etapas do ensino fundamental II (EF) e do ensino médio (EM) sobre o tema bioma Pampa a fim de verificar como estes, percebem o ambiente em que vivem ao concluírem cada uma das etapas do ensino básico (EB). Uma vez que as diretrizes educacionais do EB orientam que os conteúdos devem ser relacionados com as regiões em que os estudantes vivem, além de apontarem quais as habilidades e capacidades devem ser adquiridas ao final de cada etapa do EB. Tendo em vista, que o recurso mais utilizado atualmente na educação brasileira é o livro didático (LD), devido acompanhar o estudante da alfabetização até o final do ensino básico. O referido material também foi investigado, onde formam selecionados os LDs de ciências e de biologia mais utilizados no município e analisou-se a abordagem do bioma Pampa. Os resultados da pesquisa indicam que não houveram diferenças significativas entre as informações das três escolas, entretanto, indicam que os estudantes possuem uma percepção superficial do bioma Pampa devido as respostas serem inadequadas e fragmentadas e sugerem ausência de contextualização no ambiente escolar, onde os conteúdos não chamam a atenção dos estudantes que por sua vez não se percebem no seu próprio contexto. Os LDs quando analisados indicaram que o Pampa foi o bioma brasileiro menos abordado, com informações resumidas e indicam que o bioma serve para a pecuária e agricultura sem apontar informações biológicas importantes. Permitindo inferir que os LDs não propiciam a contextualização, uma vez que não abordam o Pampa de forma satisfatória. Por fim, o estudo sugere que investigações similares devem seguir em todas as etapas de ensino, assim como a realização de intervenções com os alunos e com os educadores com formações continuadas que propiciem uma relação de conhecimento maior sobre o tema, para que isso resulte em um maior envolvimento dos estudantes com o ambiente natural em que vivem.
The following license files are associated with this item: