Um livro mu(n)do: técnica, intermidialidade e cosmopolitismo em Pathé-Baby, de António de Alcântara Machado
Abstract
Esta tese visa a dimensionar a relevância da narrativa Pathé-Baby, do escritor António de Alcântara Machado, como produto cultural intermidiático, no processo de afirmação estética do Modernismo brasileiro. Dessa forma, ela inscreve-se nos parâmetros dos estudos comparatistas, atrelada, fundamentalmente, ao universo das relações existentes entre a literatura, outras artes e mídias. Além do objetivo principal, a pesquisa também busca: a) compreender a obra de Alcântara Machado como um trabalho verbal circunscrito em um período de transição entre duas estéticas, o Art Nouveau e o Art Deco, verificando o intenso intercâmbio entre Pathé-Baby, com sua estrutura complexa e de conteúdo cosmopolita, e essas sensibilidades, que se fazem presentes nas artes em geral, nas artes aplicadas, na moda e no comportamento; b) mapear as inovações técnicas e os aprimoramentos operacionais do período, encontrados na cinematografia, fonografia, telegrafia, tipografia, radiofonia, fotografia, e outros veículos de comunicação, compreendendo como o corpus de pesquisa mimetiza esteticamente tais procedimentos; c) investigar, na edição fac-similada de Pathé-Baby, a apropriação estética dos recursos visuais, no diálogo comparatista da literatura com outras artes e mídias, como o cinema, a pintura, a ilustração e o cartaz de propaganda publicitária; e d) compreender a visão do escritor/jornalista modernista brasileiro movido pelas inovações da captação cinematográfica da realidade, percebendo como o seu processo de internacionalização influencia sua relação com a terra natal. Para que fossem alcançados esses propósitos, foi percorrido um percurso metodológico baseado, primeiramente, na investigação minuciosa das potencialidades artísticas que o texto de Alcântara Machado suscita para, em seguida, recorrer-se à teoria, principalmente, de Rajewsky, Clüver, Louvel, Hoek, Süssekind, Eco, Hobsbawm, Sevcenko e Rosenfeld. Com isso, o presente trabalho é dividido em dois capítulos. O primeiro capítulo detém-se em promover um extenso e fértil diálogo entre livro e o contexto histórico, social, cultural e artístico do Brasil e do mundo do final do século XIX e do início do século XX, destacando elementos estéticos e técnicos que contribuíram, decisivamente, para a elaboração da narrativa. O segundo capítulo preocupa-se em investigar as profundas e complexas relações intermidiáticas que o texto apresenta, enfatizando a aproximação da literatura do autor, sobretudo, com o cinema, e também com a pintura, a ilustração e com o cartaz publicitário. A partir desses elementos, verifica-se a importância que Pathé-Baby, como produto cultural intermidiático, assume no contexto da literatura brasileira, bem como na própria arte modernista dos anos 1920.
Collections
The following license files are associated with this item: