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dc.contributor.advisorPasquali, Ísis Samara Ruschel
dc.creatorÁvila, Monica Devicares de
dc.date.accessioned2019-10-24T11:46:34Z
dc.date.available2019-10-24T11:46:34Z
dc.date.issued2017-01-19
dc.date.submitted2017
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/18662
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, RS, 2017.por
dc.description.abstractThis work refers to an investigation that sought to analyze the development of certain acts of environmental education, carried out together with the students of the 3rd year of the initial series, of the State School of Primary Education João Canabarro, in the city of General Câmara, RS. The initiative addressed topics such as healthy eating, hygiene, and preservation of the Planet through the use of a doll called "Zé Capricho". This tool was created to serve as an educational toy, including its structure composed of recyclable materials, which served to educate students about the importance of proper waste disposal. The application was to provide practical and didactic tasks on the subjects, allowing a direct interaction of each of the pupils with the puppet. In this way the study was to provide a playful lesson capable of showing the children of the importance of good hygienic habits, diet, and of environmental preservation, involving them to such lengths in order to make them catalysts, apt to pass on the learned knowledge. The descriptive and qualitative research about the interactions was carried out between May and August of the year 2016 by a group of 20 students, aged between 8 and 11 years, and their parents. The topics covered were greatly relevant for children's education which resulted in a good development of activities. It was possible to perceive that the children reached a criticality before the activities with the doll Zé Capricho. Personal hygiene, snack foods, and acts of degradation and preservation have become subjects debated daily in their play. There was an internalized and interdisciplinary vision in the realm of educational and environmental, so the teaching surpassed the physical barriers of the classroon reaching the families of these children.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectFerramenta lúdicapor
dc.subjectPráticas educativaspor
dc.subjectEducação na infânciapor
dc.subjectEnvironmental educationeng
dc.subjectPlay tooleng
dc.subjectEducational practiceseng
dc.subjectEducation in childhoodeng
dc.titleInvestigar uma ação pedagógica de abordagem socioambiental por meio de uma ferramenta lúdicapor
dc.title.alternativeInvestigate a pedagogical action of a socio-environmental approach through a play tooleng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Ambientalpor
dc.description.resumoO presente trabalho se refere a uma investigação que buscou analisar o desenvolvimento de determinadas ações de educação ambiental, realizadas junto aos alunos do 3º ano das séries iniciais, da Escola Estadual de Ensino Fundamental João Canabarro, na cidade de General Câmara, RS. As ações abordaram temas como: alimentação saudável, higiene e preservação do Planeta por meio do uso de um boneco denominado “Zé Capricho”. Essa ferramenta foi criada para servir como um brinquedo educativo, tendo, inclusive, sua estrutura composta por materiais recicláveis, os quais serviram para sensibilizar os alunos sobre a importância da destinação adequada dos resíduos. A dinâmica aplicada foi oportunizar atividades práticas e didáticas sobre os temas, permitindo uma interação direta de cada um dos alunos com o boneco. Dessa forma a busca foi proporcionar uma aprendizagem lúdica capaz de aproximar as crianças da importância dos bons hábitos higiênicos, alimentares e de preservação do meio ambiente, envolvendo-as por tais assuntos a fim de torná-las multiplicadoras, aptas a repassarem o conhecimento apreendido. A pesquisa a respeito das práticas, do tipo descritiva e de caráter qualitativo, foi realizada entre os meses de maio a agosto do ano de 2016. Foi envolvida no projeto uma turma de 20 educandos, com idade entre 8 a 11 anos, além da participação de seus pais. Os temas abordados foram de grande relevância para a aprendizagem das crianças o que resultou em um bom desenvolvimento das atividades. Foi possível perceber que as crianças atingiram uma criticidade perante as atividades com o boneco Zé Capricho. A higiene pessoal, os alimentos do lanche e os atos de degradação e preservação tornaram-se assuntos debatidos diariamente em suas brincadeiras. Ocorreu uma visão interiorizada e interdisciplinar no contexto educacional e ambiental, logo, o ensino ultrapassou as barreiras físicas da sala de aula, alcançando as famílias destas crianças.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Ruraispor


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  • Educação Ambiental [190]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental

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